fbpx
Conecte-se Conosco

Rosa Neide repudia tentativa de intimidação do governo contra liderança indígena de MT; em audiência deputada cobrará explicações

Publicado

em

Almir Suruí. Foto: Gabriel Uchida/ Kanindé

Deputada requer audiência pública para cobrar explicações do governo. Confira requerimento anexo.

A deputada federal Professora Rosa Neide (PT) vem a público repudiar a tentativa de intimidação por parte do governo federal ao líder do povo indígena Suruí de Mato Grosso, Almir Suruí, cuja terra indígena localiza-se em Rondolândia e à líder da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), Sônia Guajajara. Ambos foram intimados pela Polícia Federal (PF), sob a suposta acusação de terem difamado o atual governo.

Almir Suruí e Sonia Guajajara deverão prestar depoimento à PF em inquérito aberto a pedido da Fundação Nacional do Índio (Funai), por supostamente terem difamado o governo com a websérie Maracá. De acordo com a deputada, ‘a websérie tão somente denuncia violações de direitos cometidas contra povos indígenas na pandemia’.

Em nota publicada no final de semana, a Apib afirma que “o governo busca intimidar os povos indígenas em uma nítida tentativa de cercear nossa liberdade de expressão, que é a ferramenta mais importante para denunciar as violações de direitos humanos. Atualmente, mais da metade dos povos indígenas foram diretamente atingidos pela Covid-19, com mais de 53 mil casos confirmados e 1.059 mortos“.

Professora Rosa Neide afirma ser inaceitável que o governo use as forças de repressão do Estado para tentar calar a voz das lideranças indígenas. A parlamentar e demais deputados e deputadas da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas e da Comissão de Direitos Humanos e Minoria da Câmara deverão protocolar, nesta semana, requerimento na Casa de Leis, com pedido de realização de audiência pública para que a Funai, a PF e o Ministério da Justiça expliquem a tentativa de intimidação contra os indígenas.

Sônia Guajajara. Crédito: Reprodução/Twitter

Confira Requerimento com pedido de audiência para que o governo se explique

Assessoria de Imprensa

Deputada Federal Professora Rosa Neide (PT-MT)

Tags:
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá, vamos conversar?
×

Powered by WhatsApp Chat

× Vamos conversar?