fbpx
Conecte-se Conosco

Núcleo de Educação do PT se mobiliza contra proposta da educação domiciliar

Publicado

em

Em reunião do Núcleo de Educação e Cultura da bancada do PT no Congresso, parlamentares e entidades debateram a tramitação dos Projetos de Lei (PLs), que tratam do homeschooling. Entre eles, o PL 3262/2019, que altera o Código Penal, para incluir o parágrafo único no seu art. 246, a fim de prever que a educação domiciliar (homeschooling) não configura crime de abandono intelectual.

Coordenadora do Núcleo, a deputada federal Professora Rosa Neide destacou os interesses econômicos envolvidos na proposta, que visa desviar recursos públicos da educação para empresas privadas. O que eles querem é contratar empresas privadas com os recursos públicos da educação, para fazerem material apostilado para esses alunos que estudarão em casa”, disse.

A parlamentar destacou ainda que a propostas em tramitação estabelecem que os alunos em homeschooling manterão vínculo com a escola pública básica. “Assim os filhos dessas famílias abastadas não se misturarão com os filhos dos trabalhadores no ambiente escolar, mas mantendo vínculo de matrícula na escola pública poderão ingressar na Universidade Pública, que são as melhores do País, utilizando as cotas de 50% dos estudantes de escola pública”, criticou.

Presente na reunião, o deputado Pedro Uczai (PT-SC) criticou a intensão do governo em acelerar a votação do homeschooling, sem debate com a sociedade e atropelando o debate interno o Parlamento. Representantes de Entidades da educação nacional, como a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) destacaram ações de mobilização contra as propostas.

Privatização da Eletrobrás

A privatização da Eletrobrás também foi tema da reunião. O governo também pretender pautar a venda da estatal para esta semana na Câmara. Os parlamentares debateram a agenda de mobilização contra a tentativa de venda da maior empresa de geração e distribuição energia elétrica do País e uma das maiores do mundo.

A reunião contou ainda com presença dos deputados Zeca Dirceu (PT-PR) e Waldenor Pereira (PT-BA).

Volney Albano

Assessoria de Imprensa

Deputada Federal Professora Rosa Neide (PT-MT)

Tags:
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá, vamos conversar?
×

Powered by WhatsApp Chat

× Vamos conversar?