fbpx
Conecte-se Conosco

Agosto lilás – Rosa Neide debate lei Maria da Penha com mulheres da região noroeste de MT

Publicado

em

A deputada federal Professora Rosa Neide (PT) promoveu nesta quarta-feira (11), roda de conversa virtual com o Coletivo de Mulheres de Juína, região e da Comissão Pastoral da Terra (CPT). Em pauta os 15 anos da lei Maria da Penha e o agosto lilás, mês de debate, reflexão e combate à violência contra mulher. O evento contou com palestra da defensora pública, Rosana Leite de Barros.

Na ocasião, a vereadora por Juruena, Darquinha (PT) relatou casos de violência doméstica no município e pediu apoio da deputada e da defensora, visando a promoção de encontros para informar às mulheres da necessidade de buscarem medidas protetivas.

Rosana Barros, que coordena o Núcleo de Defesa da Mulher da Defensoria destacou que a lei Maria da Penha é uma conquista das brasileiras e que trouxe o debate sobre violência doméstica, para a pauta pública da sociedade. “Antes as mulheres sofriam violência em casa e o Estado não se importava. Não havia a quem elas pudessem recorrer. Com a lei Maria da Penha rompemos esse silêncio da violência domiciliar”, disse.

Ela destacou que é papel da Defensoria e de todas as autoridades públicas divulgarem a lei e incentivarem as mulheres a buscarem ajuda. “A mulher que sofre violência precisa buscar a delegacia, registrar boletim de ocorrência e solicitar medidas protetivas. Os feminicídios são frutos de pequenas violências que a mulher já sofre. O Estado tem o dever de proteger as mulheres e elas precisam buscar ajuda da polícia e do judiciário”.

A educadora e militante do PT de Colniza, Nelba Andrade fez um relato dos casos de violência no município. Ela também fez um relato muito pessoal sobre o machismo e citou as violências simbólicas que as mulheres enfrentam no dia-a-dia.

A militante do Coletivo Mulheres que movem Juína, Ernesta Araújo e a militante petista, Neusimar Gonçalves destacaram a necessidade de as mulheres romperem o ciclo de violência. Citaram também que elas precisam sentir segurança de que se procurarem à delegacia para fazerem denúncia serão acolhidas e respeitadas.

Violência em Mato Grosso

A deputada Rosa Neide agradeceu a participação das mulheres militantes da região Noroeste na roda de conversa. Ela citou números sobre a violência contra as mulheres em Mato Grosso.

Os dados de Mato Grosso são alarmantes. “Somos líderes no rankig de feminicídio e precisamos urgentemente salvar as mulheres mato-grossenses”.

A parlamentar destacou a luta do seu mandato, da defensora Rosana Barros, do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher e de autoridades estaduais visando o fortalecimento da Rede Estadual de Enfrentamento a violência contra a mulher.

“Seguiremos sempre na luta para que os direitos das mulheres sejam respeitados; para que parem de nos matar; para que parem de nos agredir e para que homens e mulheres vivam em paz e em harmonia”, afirmou Rosa Neide.

Além de Juína, Colniza e Juruena, a Roda contou com representantes de Cotriguaçu, Castanheira, Chapada dos Guimarães, Cuiabá e Tangará da Serra.

Volney Albano

Assessoria de Imprensa

Deputada Federal Professora Rosa Neide (PT-MT)

Tags:
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Vamos conversar?