Conecte-se Conosco

Comissão de Assuntos Educacionais do PT-MT é reativada

Publicado

em

A deputada federal Professora Rosa Neide (PT) participou na quinta-feira (13) da plenária de reativação da Comissão de Assuntos Educacionais (CAED) do PT, em Mato Grosso. O evento contou com a participação do presidente do PT-MT, deputado estadual Valdir Barranco, do presidente da CUT-MT, Henrique Lopes e da Coordenadora da CAED nacional do PT, deputada estadual Teresa Leitão (PE).

Professora Rosa Neide destacou que a CAED estadual promoverá o debate e a elaboração de políticas educacionais bem como alternativas diante do desafio de retorno às aulas no pós-pandemia. Ela citou que no nível nacional os ministros que passaram pelo Ministério da Educação (MEC) não dialogam com as organizações educacionais.

A deputada citou o ato do dia 15 de maio de 2019 e a estratégia utilizada para a recente aprovação do novo FUNDEB. “Interessante notar que tivemos uma intensa articulação entre os estudantes e a tomada das ruas no ano passado. Este ano, o engajamento foi virtual, de uma natureza nova mas surpreendente porque os deputados e as deputadas receberam mensagens pedindo a aprovação do FUNDEB. São dois exemplos diferentes mas que mostram como temos mais força quando seguimos juntos e juntas”, frisou.

A Professora Rosa Neide disse que há uma previsão de cortes de 25% no orçamento da Educação para 2021 e diante deste quadro será importante a CAED atuante para criar o espaço de articulação com CNTE, SINTEP, CUT, UNE, UBES e a Frente Parlamentar em Defesa da Escola Pública.

“A reativação da CAED em Mato Grosso vai fortalecer os desafios para a regulamentação do novo FUNDEB, além de somar forças para que tenhamos a defesa da escola pública e dos profissionais de educação”, afirmou a deputada.

Para Valdir Barranco, “diante de tantas dificuldades que atravessamos, esperamos uma interação entre os mandatos e o fortalecimento da Educação como um todo.”

Por sua vez, Teresa Leitão, fez um breve histórico político dos últimos anos com a descrição dos avanços da educação nos governos do PT e o ciclo de direitos sociais que se expandiu de forma inclusiva. Para a Teresa Leitão, os governos de Lula e Dilma pensaram a educação em todas as instâncias e níveis. Neste aspecto, destacou que “Mato Grosso teve uma importância muito grande na construção das políticas públicas. Visitei muitas vezes o estado e acompanhei a trajetória da mobilização sindical e das lutas sociais.”

“Teresa Leitão demonstrou que há uma relação entre os governos de Michel Temer e o de Jair Bolsonaro para a Educação. “Desde o golpe, em 2016, o perfil dos ministros segue a linha do corte de direitos, diminuição orçamentária e tendência privatista. É contra essa lógica da mercantilização da educação que devemos lutar”, finalizou.

Assessoria de Imprensa

Deputada Federal Professora Rosa Neide (PT-MT)

 

 

Tags:
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Vamos conversar?