Conecte-se Conosco

Comitiva de parlamentares visita hoje e amanhã áreas queimadas no Pantanal

Publicado

em

Um grupo de parlamentares da Câmara dos Deputados visita hoje e amanhã (20), localidades atingidas pelos incêndios florestais no Pantanal mato-grossense. A comitiva, coordenada pela deputada Professora Rosa Neide (PT-MT), irá se reunir com entidades, bombeiros e gestores da região em busca de soluções para a grave emergência ambiental.

“O Mato Grosso passa por um grave estado de alerta, calamidade e destruição em decorrência dos sucessivos incêndios e queimadas. Governo é omisso e não mobiliza forças para auxiliar no combate ao fogo. Por isso, o meu mandato está à frente de algumas ações de combate”, argumentou a deputada.

Ela explicou ainda que nessa diligência, a comitiva de parlamentares poderá observar a situação do bioma, ouvir os moradores e as comunidades locais para colher subsídios que embasarão o relatório técnico da comissão. “Nosso objetivo é cobrar do poder executivo ação imediata no combate ao fogo, mas também propor o aprimoramento da legislação ambiental referente ao Pantanal”, completou.

Além da deputada Rosa Neide, compõem a comitiva o presidente da Frente Parlamentar Ambientalista, deputado Rodrigo Agostinho; e os deputados, Nilto Tatto (PT-SP), Paulo Teixeira (PT-SP), Professor Israel Batista (PV-DF) e Dr. Leonardo (Solidariedade-MT).

A situação na região é extremamente grave. O fogo já consumiu cerca de 2,3 milhões de hectares do Pantanal e as chamas continuam fora de controle. Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Mato Grosso já registrou, este ano, em seus três biomas: Amazônia, Cerrado e Pantanal mais de 32 mil focos de calor – é o maior número em 10 anos – e 36% a mais que em 2019.

PT na Câmara

Fotos: Layla Andrade

Tags:, , , , , , , , ,
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Vamos conversar?