Conecte-se Conosco

Covid-19: bancada de MT solicita atenção da presidência da República e medidas para atendimento dos povos indígenas

Publicado

em

A deputada federal Professora Rosa Neide (PT) liderou nesta semana a confecção de ofício da bancada federal de Mato Grosso, encaminhado ao presidente da República, com pedido de ações em prol dos povos indígenas, em função do novo coronavírus. No documento, a bancada lembra que não há UTIs disponíveis nas Casas de Apoio à Saúde Indígena (Casais) do Estado.

No ofício de três páginas assinado pelos 8 deputados federais e 3 senadores, a bancada manifesta preocupação com os povos

Indígenas e “solicita a atenção da Presidência da República, no sentido da adoção de medidas para reforçar o atendimento emergencial aos povos indígenas, para enfrentamento da covid-19”.

O documento cita dados do Boletim Epidemiológico da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), relativa ao novo coronavírus, divulgado em 23 de maio, que aponta para 760 casos confirmados de covid-19, 228 suspeitos e 35 óbitos de indígenas pelo país.

Nesse sentido também apresenta um estudo que aponta ‘possíveis pontos de instalação de hospitais de campanha, para desafogar os grandes polos e garantir vagas suficientes para o atendimento aos indígenas’. O ofício sugere a instalação urgente de um desses hospitais na cidade de Água Boa, que daria cobertura de atendimento de alta complexidade de saúde, a cerca de 45.778 indígenas da região.

Confira o documento na íntegra.

Assessoria de Imprensa

Tags:
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Vamos conversar?