Conecte-se Conosco

Covid-19 – Em discurso Rosa Neide relata colapso do sistema de saúde de MT e cobra ações

Publicado

em

A deputada federal Professora Rosa Neide (PT) discursou nesta terça-feira (14), no plenário virtual da Câmara dos deputados, onde relatou sobre o colapso do sistema de saúde em Mato Grosso devido à pandemia de Covid-19, criticou os vetos de Bolsonaro ao PL 1142/2020 de proteção aos povos indígenas e cobrou a votação do novo Fundeb.

Rosa Neide destacou que ‘Mato Grosso, um Estado de apenas 3,2 milhões de habitantes já contabiliza mais de 29 mil contaminados com mais de 1070 mortos’. “Já não temos mais leitos de UTI disponíveis nem no SUS e nem nos hospitais privados. Estamos no pico da pandemia. Nossa população está sofrendo muito”, lamentou.

A petista comentou a reação do governo Bolsonaro e de sua base aliada na Câmara, às críticas proferidas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, à presença de militares no Ministério da Saúde (MS). Mendes destacou a ausência no Ministério, de especialistas da área da Saúde, e disse que a imagem do Exército está sendo associada ao genocídio, pois tem um general (Pazuello) comandado o MS em meio a uma pandemia que já matou mais de 72 mil brasileiros.

“Vejo à reação de desagrado do governo e da base aliada à fala do ministro Gilmar Mendes, que é um filho de Mato Grosso. A fala de Gilmar referente ao que está acontecendo no Ministério da Saúde, que em vez de termos médicos, pessoas da Saúde no Ministério, temos militares, agora serve de motivo de digladiação política. Todos nós temos que observar o que está acontecendo no País. Felizes das vozes que se levantam contra o genocídio que está acontecendo”, afirmou a deputada.

Professora Rosa Neide pediu ainda a derrubada dos vetos presidenciais ao PL 1142/2020 de apoio aos povos indígenas, quilombolas, ribeirinhos e tradicionais, bem como a votação da PEC 15/2015 do novo Fundeb.

Confira o discurso na íntegra.

 

Volney Albano

Assessoria de Imprensa

Deputada Federal Professora Rosa Neide (PT-MT)

Tags:
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Vamos conversar?