fbpx
Conecte-se Conosco

Deputada Rosa Neide assume a vice-liderança do PT na Câmara e da Minoria no Congresso

Publicado

em

A deputada federal Professora Rosa Neide foi escolhida por seus companheiros e companheiras de bancada, como vice-líder do PT na Câmara e como vice-líder da Minoria no Congresso Nacional. Caberá à parlamentar liderar a bancada de 57 deputados e deputadas do partido, na ausência do líder, deputado Bohn Gass (PT-RS).

Além de Rosa Neide, a bancada do PT escolheu outros 13 parlamentares como vice-líderes, sendo três deputadas. São elas: Gleisi Hoffmann (PR), Natália Bonavides (RN) e Maria do Rosário (RS).

Em substituição ao líder, o vice-líder pode orientar a articulação política e o alinhamento do discurso da bancada e encaminhar as votações no plenário ou nas comissões.

Durante as votações, na ausência do líder, o vice pode expressar a opinião da bancada, orientar quanto ao voto, falar por seus representados no momento dedicado às comunicações das lideranças e inscrever os integrantes da bancada no horário voltado às comunicações parlamentares.

Na ausência do líder, o vice também pode solicitar a votação de destaques, a dispensa de discussões que já tenham parecer favorável das comissões pelas quais passaram e até o adiamento da votação de alguma matéria.

O vice também pode substituir o líder nas reuniões do colégio de líderes – órgão de discussão que busca uma convergência entre os interesses das diversas categorias representadas na Câmara, definindo a pauta de votações do plenário. O colegiado é formado pelos líderes da maioria, da minoria, dos partidos, dos blocos, do governo e da oposição.

Vice-líder da Minoria

Além da deputada Rosa Neide, também são vice-líderes da Minoria no Congresso Nacional, o senador Jean Paul Prates (PT-RN) e o deputado Afonso Florence (PT-BA). O líder da Minoria é o deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP).

O líder e os vice-líderes da Minoria representam o conjunto de deputados e deputadas, senadores e senadoras que não apoiam o governo federal. Durante as sessões do Congresso Nacional (Câmara e Senado), cabe ao líder e aos vices, em substituição, liderarem o conjunto dos parlamentares que compõe a Minoria.

Volney Albano

Assessoria de Imprensa

Deputada Federal Professora Rosa Neide (PT-MT)

Tags:
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Vamos conversar?