fbpx
Conecte-se Conosco

Deputada Rosa Neide chama de retrocesso a ‘reestruturação educacional’ proposta pelo governo de MT

Publicado

em

Proposta incluiu fechamento de escolas e privatização dos Cefapros

Em discurso na quarta-feira (02), no plenário virtual da Câmara, a deputada federal Professora Rosa Neide (PT) criticou a proposta de reorganização da rede estadual de ensino, programada pelo governo de Mato Grosso. De acordo com a petista trata-se de um retrocesso na educação do Estado.

Entre as mudanças pretendidas pelo governo estão: o fechamento de escolas de ensino fundamental da Rede Estadual com transferência de alunos para as redes municipais; o fechamento dos Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEJAs); e mudanças na estrutura dos Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação (Cefapros).

“Em plena pandemia o governo de Mato Grosso quer passar escolas da Rede Estadual para os municípios de maneira açodada, sem nenhum diálogo com os profissionais da educação, alunos e comunidade. Quer fechar escolas do campo e transferir estudantes para as unidades de ensino da zona urbana”, criticou.

A deputada chamou de Golpe a proposta de reestruturação dos Cefapros. “O governo quer desfigurar os Centros de Formação dos Profissionais da Educação básica que existem há 25 anos. São 15 Centros que funcionam em todas as regiões do Estado e são responsáveis pela formação continuada dos educadores. O governo quer remanejar esses formadores para às Escolas e passar a gestão dos Cefapros para a iniciativa privada. Isso é grave. É um golpe”, denunciou.

“A deputada também denunciou a proposta de fechamento dos CEJAs. O governo quer transferir alunos jovens e adultos, que não tiveram a oportunidade de estudar na idade certa, para as escolas normais”, criticou.

Conforme Rosa Neide, da forma como essa reestruturação está sendo conduzida vai gerar exclusão educacional e pediu a união de todas as autoridades estaduais “contra o retrocesso na educação”, finalizou.

Confira o discurso na íntegra

Volney Albano

Assessoria de Imprensa

Deputada Federal Professora Rosa Neide (PT-MT)

Tags:
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Vamos conversar?