fbpx
Conecte-se Conosco

Deputada Rosa Neide participa da inauguração de novo prédio da Delegacia da Mulher de Cuiabá e anuncia investimentos

Publicado

em

A deputada federal Professora Rosa Neide (PT) participou nesta terça-feira (08), da inauguração do novo prédio da Delegacia Especializada de Defesa dos Direitos da Mulher de Cuiabá (DEDM). A luta contra a violência doméstica é uma das bandeiras do mandato da deputada que destinou em 2021, R$ 1,6 milhão para investimentos em melhoria e ampliação de Delegacias e Salas de atendimento às mulheres vítimas de violência, em Mato Grosso.

A inauguração contou com participação do governador Mauro Mendes, do secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, da delegada titular da DEDM, Jozirlethe Criveletto, do delegado-geral da Polícia Judiciária Civil, delegado Mário Demerval, da responsável pela Patrulha Maria da Penha, tenente-coronel Emirella, da presidente do Conselho de Defesa dos Direitos da Mulher, procuradora Gláucia Amaral, demais autoridades estaduais e municipais e servidores.

Em discurso, Rosa Neide falou da luta em defesa da vida das mulheres. “Mais do que inaugurarmos espaços como esses que são muito importantes para o acolhimento das vítimas e para investigação dos agressores, temos que seguir firmes na luta pela mudança de cultura, pelo fim do machismo e da misoginia”, disse Rosa Neide.

A parlamentar citou o PL 1943/2019 de sua autoria, aprovado em 22 de abril na Câmara, que tem o objetivo de fazer essa mudança cultural. “O Brasil, atualmente, é um dos Países com menor índice de tabagismo entre os jovens. Isso foi possível porque durante muito tempo, as propagandas de cigarro mostravam que fumar causa câncer. Da mesma forma nosso PL tem objetivo de mostrar nas propagandas de afazeres domésticos, que homens e mulheres são iguais perante a lei. Que serviços domésticos também são obrigações dos homens”, disse.

Rosa Neide destacou que as mulheres não querem o lugar dos homens e sim estarem ao lado deles, com direitos e oportunidades iguais de viveram com dignidade da forma que elas quiserem viver.

A delegada Jorzilethe e o delegado-geral Mário agradeceram à deputada e destacaram a parceria na luta contra a violência doméstica em Mato Grosso.

Feminicídio

Dados da própria Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) apontam que o feminicídio cresceu 58% em Mato Grosso no ano de 2020, em comparação com 2019.

Foram 62 casos entre janeiro e dezembro de 2020. No mesmo período de 2019 foram 39. Além do feminicídio, Mato Grosso está entre os Estados que mais registram estupros.

“O isolamento social necessário devido a pandemia de Covid-19 fez agravar a situação alarmante do feminicídio e outras violências. Precisamos mais do nunca estarmos juntas e juntos, mulheres e homens que defendem as mulheres, na luta para darmos um basta. Não à violência contra a mulher”, finalizou.

Volney Albano

Assessoria de Imprensa

Deputada Federal Professora Rosa Neide (PT-MT)

Tags:
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Vamos conversar?