Conecte-se Conosco

Deputada Rosa Neide participa de Encontro de pré-candidaturas negras do PT-MT

Publicado

em

A deputada federal Professora Rosa Neide (PT) participou neste sábado (04) do segundo Encontro Virtual de pré-candidaturas negras do Partido dos Trabalhadores em Mato Grosso (PT-MT). O evento coordenador pelo Setorial de Combate ao Racismo do partido teve participação do secretário nacional, Martvs das Chagas e reuniu representantes de todo o Estado. Em pauta: Estratégia e Gestão de Campanha.

Em sua fala, Professora Rosa Neide destacou que o Brasil real ainda não está representando nos espaços de poder. Ela deu como exemplo a Câmara dos Deputados. “Dos 513 parlamentares, apenas 20 são assumidos como negros e negras”, disse. Ocorre que segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), 56% da população brasileira é negra.

A deputada destacou que essa desigualdade histórica precisa ser enfrentada por todos e todas. “Eleger vereadores/as negros e negras, prefeitos/as negros e negras no Brasil de hoje é caminharmos para corrigirmos esse erro histórico. Essa luta é de todos nós”, afirmou.

A petista disse ainda que os candidatos negros e as candidatas negras do PT precisam denunciar o racismo estrutural no Brasil. “Que na campanha possamos denunciar o racismo estrutural e conquistar corações e mentes para nossa luta contra a desigualdade e pelo combate ao racismo”, defendeu.

O secretário nacional de Combate ao Racismo do PT, Martvs das Chagas, denunciou a política genocida de Bolsonaro em relação à covid-19. “A ausência do governo federal no combate ao coronavírus é uma política deliberada de Bolsonaro, porque quem mais está morrendo nessa pandemia são os negros e negras, são os mais pobres e idosos”, afirmou.

Martvs cobrou ainda estrutura do partido para as candidaturas negras. “Nossa cobrança é a destinação de 30% do fundo eleitoral para candidatos negros e 50% do fundo eleitoral de mulheres para as candidatas negras”, defendeu.

O evento também contou com participação do presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT-MT), Henrique Lopes, do deputado estadual Lúdio Cabral (PT) e com palestras do professor Paulo Alberto Vieira, da militante do Movimento Negro, Antonieta Costa, conhecida como Nieta e do dirigente nacional do PT, Juan Pessoa.

Volney Albano

Assessoria de Imprensa

Deputada Federal Professora Rosa Neide (PT-MT)

Tags:
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Vamos conversar?