fbpx
Conecte-se Conosco

Deputada Rosa Neide participa de Encontro Internacional de debates sobre os 30 anos do Mercosul

Publicado

em

A deputada federal Professora Rosa Neide (PT) participou neste sábado (24), pela manhã, do ‘Encontro Virtual Internacional sobre os 30 anos do Mercosul. Debates urgentes sobre a integração em nosso tempo’. A parlamentar representou o Brasil na mesa de debates com representantes da Argentina, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Venezuela. O bloco comercial e de integração regional completou 30 anos no último dia 26 de março.

Sob a temática dos desafios da soberania dos países da América do Sul diante da nova agenda de demandas sociais e mudanças geopolíticas globais, a deputada abordou temas comuns às Nações que compõe o bloco.

“Em tempos de pandemia precisamos capacitar nossos/as estudantes, professores e professoras para os desafios das novas tecnologias na educação. Temos que garantir conectividade e ensino remoto para todos e todas, nesse período. Temos que garantir que os/as alunos/as de baixa renda tenham acesso às aulas remotas. Precisamos que o bloco estabeleça um guia de boas práticas sobre esse tema”, disse.

Rosa Neide também destacou a necessidade do bloco construir uma agenda unificada de enfrentamento ao desmatamento e a destruição ambiental. Como coordenadora da Comissão Externa da Câmara dos Deputados do Brasil destinada a acompanhar e promover estratégia nacional de enfrentamento às queimadas em biomas do país, ela criticou a política antiambiental do governo Bolsonaro.

“Em agosto de 2020, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), aqui do Brasil, registrou um aumento de 34% no desmatamento da Amazônia em comparação com os últimos 12 meses. Foi a segunda alta consecutiva em dois anos de governo Bolsonaro. Em agosto de 2021 o desmatamento a ser registrado deverá ser maior. Aqui no meu Estado, Mato Grosso, registramos ano passado os maiores incêndios da história do Pantanal, maior planície úmida do mundo que também abrange áreas da Bolívia e do Paraguai. Nosso bloco precisa discutir fortemente a luta contra a destruição ambiental”, disse.

Mulheres e migrações

A parlamentar finalizou seu discurso enfatizando a luta das mulheres do Brasil contra violência e o machismo. Ela afirmou que o golpe que derrubou a ex-presidenta Dilma Rousseff foi um golpe misógino. Ela citou os autos índices de feminicídios no País e destacou que a proteção das mulheres e o fim da violência política contra elas, precisa ser um dos objetivos do bloco.

“Como coordenadora adjunta da Secretaria de Mulheres da Câmara dos Deputados propus um comitê de enfrentamento à violência política contra as mulheres. Proponho aqui que o bloco crie um observatório contra a violência de gênero”.

Professora Rosa Neide também citou as imigrações entre as populações de países da América Latina. Como lidar com a xenofobia? Como promover campanhas para impedir violência contra os imigrantes?”, questionou ao afirmar a necessidade de o Mercosul também garantir o retorno da Venezuela ao bloco, bem como garantir a entrada da Bolívia.

Clique aqui e leia o discurso na íntegra.

Volney Albano

Assessoria de Imprensa

Deputada Federal Professora Rosa Neide (PT-MT)

Tags:
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Vamos conversar?