Conecte-se Conosco

Deputada Rosa Neide participa de encontro virtual do Fórum Popular de Educação do Paraná

Publicado

em

Evento debateu a temática da volta às aulas e lançou manifesto em defesa da educação

A deputada federal Professora Rosa Neide (PT) participou nesta quarta-feira (12) do encontro virtual do Fórum Estadual Popular de Educação do Paraná (FEPE-PR). O evento reuniu cerca de 100 pessoas, entre parlamentares federais, estaduais e representantes de entidades educacionais e estudantis. A atividade foi coordenada pela vice-presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Marlei Fernandes.

Na saudação inicial do evento, Rosa Neide destacou a luta da educação nacional a longo dos dois últimos anos. “A maior manifestação de rua contra o governo Bolsonaro ocorreu em 15 de maio de 2019 e foi liderada pelos estudantes e profissionais da educação em luta contra os cortes nos orçamentos das Universidades e Institutos Federais”, destacou.

“Em 2020, novamente a educação promoveu a maior manifestação virtual de pressão aos deputados e deputadas para que aprovassem o novo Fundeb, sem as perversas mudanças apresentadas de última hora por Bolsonaro e seu ministro da Economia, Paulo Guedes”, prosseguiu Rosa Neide.

A petista destacou que quando a educação se movimenta, o povo brasileiro conquista vitórias e afirmou que as entidades precisam se mobilizar em relação a temática da volta às aulas. “Não podemos permitir a volta das atividades nas escolas neste momento. Mas também não podemos ter a geração covid-19, daqueles e daquelas que não puderam estudar devido a pandemia. Por isso, precisamos discutir estratégias, diretrizes e protocolos, com orientação sanitária, para deliberarmos sobre quando e como promover a volta às aulas”, afirmou.

O evento contou ainda com palestra do diretor de Relações Institucionais da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) e membro titular do Fórum Popular Nacional de Educação (FNPE), professor Luiz Fernandes Dourado. Ele criticou a promoção de aulas remotas que vem sendo adotadas por municípios e estados neste contexto de pandemia.

De acordo com o professor Dourado, 60% dos estudantes pertencentes às classes D e E não possuem acesso à internet e um terço dos alunos das redes públicas de ensino não possuem computador. “É nesse contexto de falta de acesso à internet, que grande parte das redes municipais de ensino vem implantando algum tipo de atividade remota”, criticou.

Sobre a volta das atividades presenciais, Luiz Dourado citou que o FNPE defende a construção de planos para o retorno, mas com condições sanitárias adequadas e somente a partir do momento que haja uma comprovada redução na curva de contaminação. “Não é isso que ocorre atualmente, pelo contrário, os casos ainda estão em ascensão”, disse.

O evento também contou com a presença da presidenta nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffman (PT-PR) e do deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR). Ambos destacaram a luta da deputada Rosa Neide em prol da educação pública.

“Rosa Neide é nossa referência nas discussões sobre educação básica no Congresso Nacional”, disse Gleisi. “A deputada Rosa Neide está em seu primeiro mandato, mas já se destaca na luta da educação. Liderou a aprovação do novo Fundeb”, afirmou Zeca Dirceu.

Ao final do encontro houve o lançamento do manifesto nacional em defesa da democracia, da vida e da educação, construído pelo FNPE. O manifesto tronou-se uma petição pública aberta a adesões.

O documento faz uma análise do contexto de retrocessos da educação na atual conjuntura e aponta a agenda de lutas para o próximo período.

Volney Albano

Assessoria de Imprensa

Deputada Federal Professora Rosa Neide (PT-MT)

Tags:
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Vamos conversar?