fbpx
Conecte-se Conosco

Deputada Rosa Neide participa de lançamento da campanha de mobilização nacional contra os agrotóxicos e pela vida

Publicado

em

A deputada federal Professora Rosa Neide (PT) participou nesta terça-feira (15), pela manhã, do lançamento da campanha de “mobilização nacional contra os agrotóxicos e pela vida”. A atividade online foi transmitida nas redes sociais e contou com palestras de pesquisadores e intervenção de parlamentares.

A aula inaugural foi feita pela professora doutora da Universidade de São Paulo (USP), Larissa Bombardi, que falou sobre o tema: a realidade dos Agrotóxicos e Transgênicos no Brasil”, em que ela abordou o uso de agrotóxicos no cenário nacional e internacional.

Em sua fala, Rosa Neide destacou que Mato Grosso é o maior produtor de grãos do Brasil, por consequência o Estado que mais joga agrotóxicos em seu solo, rios e matas. “Aqui temos cidades cuja lavoura fica ao lado das casas e as pulverizações que são feitas, muitas das vezes atingem as residências”, denunciou.

A parlamentar citou pesquisas feitas pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), que apontam a existência de agrotóxicos no leite materno de lactantes, em cidades do agronegócio.

Para a deputada, o PL do veneno (6299/2002) que foi desengavetado pela maioria que apoia o governo Bolsonaro precisa ser barrado. “Não podemos permitir a banalização da vida como vem sendo feita pelo atual governo e sua maioria parlamentar. Não podemos aceitar que mais veneno seja autorizado. Agrotóxicos já proibidos em outros países querem aplicar aqui. O Brasil precisa produzir, mas não com essa quantidade absurda de agrotóxicos”, disse.

Rosa Neide lembrou que o contato continuado com agrotóxicos e o consumo excessivo ao longo dos anos pode provocar câncer, mal de Alzheimer, má formação de bebês, entre outras doenças.

Programação

Serão quatro semanas seguidas de debates nessa mobilização nacional contra os agrotóxicos e pela vida. A série de encontros acontecerá de forma virtual às terças-feiras, das 10h às 12h, com contribuições científicas e das famílias de agricultoras e organizações sociais que constroem a agroecologia nos territórios.

Haverá encontros online transmitidos nas redes sociais, nos dias 15/06, 22/06, 29/06 e 06/07. A intenção dos organizadores é chamar atenção para esse tema, tanto pra sociedade, quanto para as/os parlamentares, para impedir a votação do PL do Veneno.

Acompanhe em nossas redes sociais

https://www.facebook.com/ProfessoraRosaNeide

Volney Albano

Assessoria de Imprensa

Deputada Federal Professora Rosa Neide (PT-MT)

Tags:
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Vamos conversar?