Conecte-se Conosco

Deputada solicita à Justiça Federal resolução para conflitos agrários na região norte de MT

Publicado

em

Em audiência Rosa Neide e deputado Carlos Veras (PT-PE) representaram Comissão de Direitos Humanos da Câmara

A deputada federal Professora Rosa Neide (PT) e o deputado federal Carlos Veras (PT-PE) representaram a Comissão de Direitos Humanos e Minoria da Câmara em audiência na Justiça Federal, em Sinop. A reunião com os juízes: André Perico Ramires, Marcel Queiroz Linhares e Murilo Mendes contou com a presença do deputado estadual Valdir Barranco (PT). Em pauta a necessidade de resolução de conflitos vivenciados por assentados e acampados, nos municípios de Novo Mundo, Nova Guarita e Nova Canaã do Norte.

Trabalhadoras e trabalhadores assentados e acampados em terras públicas desses municípios reclamaram da morosidade nos processos de desapropriações de terras, que foram judicializados. Além da demora nas desapropriações, há registro de violência contra as famílias dos pequenos agricultores.

Representantes da Comissão Pastoral da Terra (CPT), da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos, do Fórum de Direitos Humanos e da Terra, do Ministério Público Federal e da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania, também participaram da audiência.

De acordo com a deputada Rosa Neide, “a audiência foi muito boa pois os trabalhadores e trabalhadoras relataram o contexto de violência vivenciado por eles. E tanto o Ministério Público, quanto os juízes se comprometeram em dar celeridade aos processos”, finalizou.

Assessoria de Imprensa

Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Vamos conversar?