Conecte-se Conosco

‘Discutir política e Democracia é dever da educação brasileira’ diz Rosa Neide

Publicado

em

A deputada federal Professora Rosa Neide (PT) participou no sábado (29) da 5ª edição do Café Filosófico promovido pelo curso de pedagogia da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), campus de Sinop. A parlamentar participou da mesa de debates com o diretor do campus, professor Roberto Arruda, sob a temática: A Democracia por um fio: Ódio de Classe, conservadorismo e liberalismo econômico. O evento reuniu centenas de estudantes, professores, técnicos e foi transmitido ao vivo pela página do curso no facebook.

De acordo com Rosa Neide a democracia brasileira tem se deteriorado nos últimos anos, tendo como ponto de preocupação a ascensão ao poder central de um governo de extrema-direita que tem promovido o ódio a minorias e a censura especialmente à educação e à cultura.

“O ódio de classe, o ódio às mulheres aos negros aos povos originários, aos LGBT, à censura ao debate e a discussão política precisa ser enfrentada por todos nós”, destacou. Rosa Neide citou que grande parte da sociedade vem resistindo a esse processo reacionário.

“Discutir política e Democracia é dever da educação brasileira. Portanto, é papel sim da UNEMAT, do curso de Pedagogia e de toda a educação lutar pelo direito que todas e todas têm de pensar livremente e expressar seu pensamento”, afirmou.

A deputada citou ainda que “a restrição dos princípios democráticos por parte do governo de plantão visa retirar direitos dos trabalhadores”. Por isso a Universidade precisa fazer o debate, mas não somente na Academia, ‘mas com toda a população’.

“Avançamos muito ao longo da história na conquista de direitos agora querem que retrocedamos. A sociedade precisa refletir sobre qual país queremos. Com mais direitos e igualdade ou sem direitos e com avanço da desigualdade à base da censura e como está posto”, indagou.

Para o professor Roberto Arruda, “o capitalismo e modelos alternativos experimentados ao longo da história precisam ser debatidos na Escola de educação básica e na Universidade. A discussão política é da essência da educação e da cultura. Discutir política é o princípio fundante da Democracia”, finalizou.

Assessoria de Imprensa

Tags:
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Vamos conversar?