Conecte-se Conosco

É preciso fortalecer e não retroceder as políticas de saúde dos indígenas, afirma Rosa Neide.

Publicado

em

A convite da deputada federal indígena, Joênia Wapichana (REDE/RR), a deputada federal professora Rosa Neide (PT-MT) participou nesta terça-feira (13), da reunião do Fórum de Presidentes do Conselho Distrital de Saúde Indígena (CONDISI), em Brasília, juntamente com outros parlamentares e representantes dos povos indígenas. Na ocasião, foram discutidas as ações contra as transferências das demandas da saúde indígena para os estados e municípios e o fortalecimento das políticas de saúde indígenas.

A deputada professora Rosa Neide explicou que os povos indígenas do Brasil estão apreensivos com a possibilidade do governo Bolsonaro municipalizar o atendimento a saúde. “No passado, a saúde dos povos indígenas era municipalizada e não funcionava, agora, eles correm novamente o risco de não ter acesso à saúde. É dever do governo federal continuar custeando a saúde indígena como é previsto na Constituição”, defendeu a parlamentar.

Durante a reunião, os parlamentares receberam documentos com as solicitações dos representantes dos Conselhos Distritais de Saúde Indígenas. Segundo Rosa Neide, as lideranças manifestaram pontos importantes na defesa dos direitos indígenas. “Precisamos fortalecer e não retroceder as políticas de saúde dos povos indígenas. Qualquer retrocesso que atinja os indígenas terá o meu não. Lutarei diuturnamente pela não municipalização”, afirmou Rosa Neide.

Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Vamos conversar?