fbpx
Conecte-se Conosco

Em audiência na AL-MT, Rosa Neide denuncia desligamento de supercomputador do INPE que monitora incêndios

Publicado

em

A deputada federal Professora Rosa Neide (PT) participou nesta quinta-feira (17), pela manhã, de audiência pública da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL-MT), que debateu ações de prevenção a incêndios no Pantanal. Na ocasião, ela denunciou o sucateamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), que pode levar ao desligamento do supercomputador Tupã, que monitora os incêndios na Amazônia e faz projeções sobre mudanças climáticas no Brasil.

“Há uma política deliberada do governo federal de desmonte dos órgãos ambientais por meio da asfixia financeira. O orçamento de 2021 do INPE é o menor da história, o que fará com que o supercomputador Tupã seja desligado, em um claro incentivo ao desmatamento e às queimadas”, denunciou.

O orçamento do Inpe em 2021 é de R$ 76 milhões, sendo que R$ 31 milhões estão contingenciados. Rosa Neide citou as ações da Comissão Externa da Câmara, destinada a acompanhar e promover estratégia nacional de enfrentamento às queimadas em biomas brasileiros e informou que a promessa do governo era recompor o orçamento dos órgãos ambientais.

“Ano passado vimos in loco o envolvimento de autoridades de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul no combate direto aos incêndios no Pantanal e a ausência da União. Mas nas audiências da Comissão, representantes do governo federal disseram que haveria recomposição dos orçamentos do Ibama e ICMbio em 2021. E não foi o que aconteceu. Pelo contrário, tivemos mais cortes”, afirmou.

A deputada lembrou que a Comissão Externa foi criada em setembro do ano passado, no auge dos incêndios do Pantanal. “Realizamos 13 audiências e fizemos um relatório de mais de 300 páginas sobre as causas dos incêndios no bioma”, disse. Este ano a Comissão já promoveu 14 audiências e tem investigado as causas de incêndios em todos outros biomas do País.

O deputado estadual Lúdio Cabral (PT), que coordenou a audiência destacou a importância do trabalho da deputada à frente da Comissão Externa. “Nos enche de orgulho o trabalho da deputada. Os apontamentos que ela traz nessa audiência são fundamentais, porque deixa claro o desmonte promovido das políticas ambientais em nível federal. Esse corte orçamentário feito pelo governo é estratégico para facilitar o desmatamento e as queimadas”, afirmou.

Além da participação: de representantes do ICMbio e do Ibama, que relataram sobre as brigadas de combate ao fogo, que esses órgãos tem procurado organizar em Mato Grosso, de representantes do Corpo de Bombeiros e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, das Universidades Federal e Estadual e de ONGs, a audiência contou com participação de representantes das comunidades tradicionais do pantanal.

Volney Albano

Assessoria de Imprensa

Deputada Federal Professora Rosa Neide (PT-MT)

Tags:
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Vamos conversar?