fbpx
Conecte-se Conosco

Em audiência na Comissão de Educação, Rosa Neide critica governo pelo não cumprimento do PNE

Publicado

em

Em audiência pública nesta segunda-feira (05) na Comissão de Educação da Câmara, a deputada federal Professora Rosa Neide (PT) criticou a negligência do governo federal com o Plano Nacional de Educação (PNE). De acordo com a parlamentar, em plena pandemia, o PNE segue engavetado.

Rosa Neide presidiu a audiência que debateu ‘educação e desigualdades na pandemia’ e destacou que o fechamento das escolas, necessário para reduzir o contágio da Covid-19 e a ausência de um plano nacional de aulas remotas têm aprofundado a desigualdade educacional no País.

“Temos um PNE guardado na gaveta. Não temos visto o plano sendo implementado, discutido e avaliado. Além disso não temos busca ativa dos estudantes por parte do MEC, sem falar nos cortes orçamentários que tem prejudicado cada vez mais as escolas”, disse.

Rosa Neide defendeu a liberação dos R$ 3,5 bilhões da lei 14.172/2021, de sua autoria, para internet gratuita e compra de equipamentos para aulas remotas a professores e alunos da escola pública. “Com o avanço da vacinação e redução do contágio poderemos fazer o retorno seguro das aulas presenciais, mas com aulas de reforço. Se não tomarmos essas medidas não teremos condições de recuperar esse 1 ano e meio que os estudantes ficaram fora da Escola”, afirmou.

O evento contou com participação do coordenador-geral de Educação Indígena, do Campo, Quilombola e de Tradições Culturais do Ministério da Educação (SEMESP/MEC), Sérgio de Oliveira; da diretora de Políticas e Diretrizes da Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC), Myrian Caldeira Sartori; da presidenta do Conselho de Administração e Diretora-Executiva interina do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), Anna Helena Altenfelder; do presidente da Presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Luiz Miguel Garcia; da professora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (FE-UnB) e integrante da Campanha Nacional pelo Direito à Educação (CNDE), Catarina de Almeida Santos; da educadora e assessora política do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), Cléo Manhas; da educadora e quilombola, Gilvânia Silva; e da liderança indígena, Weiber Tapeba.

Confira a fala da deputada na íntegra

Volney Albano

Assessoria de Imprensa

Deputada Federal Professora Rosa Neide (PT-MT)

Tags:
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Vamos conversar?