Conecte-se Conosco

Em discurso na Câmara, Rosa Neide cobra votação do novo Fundeb e lamenta nomeação de ministro que mente no currículo

Publicado

em

*Atualização

Em discurso nesta terça-feira (30) na sessão virtual da Câmara dos Deputados, a deputada federal Professora Rosa Neide (PT) criticou a nomeação de Carlos Alberto Decotelli, para chefiar o Ministério da Educação. “Como que fica a Educação brasileira, a Academia, com um ministro da Educação que menti sobre seu currículo?”, questionou Rosa Neide.

A petista chamou de lamentável as revelações de que Decotelli mentiu no currículo lattes, sobre ter concluído os cursos de doutorado e pós-doutorado. “Essa é mais uma triste comprovação de que esse governo Bolsonaro não tem compromisso com a Educação”, disse.

A deputada destacou ainda a urgência pela aprovação da PEC 15/2015 do novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). “Presidente Rodrigo Maia coloque em votação o novo Fundeb!”, pediu. O atual Fundo possui vigência até 31 de dezembro de 2020, por isso o novo Fundeb precisa ser votado ainda este ano para que a partir de primeiro de janeiro de 2021, Estados, municípios e Distrito Federal continuarem recebendo os recursos, que garantem entre outras ações, construções e reformas de escolas, e pagamento de salários dos profissionais da Educação.

Covid-19

Professora Rosa Neide também lamentou o fato de Cuiabá, capital de Mato Grosso ser o epicentro da epidemia na região Centro Oeste e cobrou do governo federal compromisso com o combate da covid-19.

“Estamos passando por uma situação muito difícil em Mato Grosso. A nossa capital Cuiabá se tornou o epicentro da covid-19 no Centro Oeste e o governo federal continua sem preparo, sem organização e compromisso em enfrentar essa pandemia. Além da capital, a saúde indígena pede socorro. A população Xavante já está sofrendo com contaminados e mortos”, criticou.

O PL 1142/2020 de autoria da deputada que garante medidas urgentes de apoio aos povos indígenas, na prevenção e enfrentamento ao coronavírus foi aprovado no dia 17 de junho, em votação definitiva no Senado, mas até hoje continua sem sanção do presidente da República.

Rosa Neide e a bancada federal de Mato Grosso encaminharam ofício à presidência da República solicitando a instalação de um Hospital de Campanha na cidade de Água Boa, para atendimento dos povos indígenas e até o momento o governo não deu retorno.

Boletim covid-19

Boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT), na segunda-feira (29) registrou 15.328 contaminados no Estado pela covid-19, com 590 mortos. A taxa de ocupação dos leitos de UTI chega a 90,4%.

Por sua vez, entre os indígenas de Mato Grosso há 102 casos já confirmados, 61 casos suspeitos e 23 mortes, a maioria entre o povo Xavante.

Demissão de Decotelli

Logo após o discurso da deputada a imprensa divulgou que Carlos Alberto Decotelli pediu demissão do cargo. O ministro enviou carta ao presidente pedindo demissão, antes mesmo de sua posse ser efetuada por Bolsonaro.

Volney Albano

Assessoria de Imprensa

Deputada Federal Professora Rosa Neide (PT-MT)

Tags:
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Vamos conversar?