Conecte-se Conosco

Em discurso, Rosa Neide defende que Congresso Nacional tome a frente nas discussões sobre o volta às aulas

Publicado

em

A deputada federal Professora Rosa Neide (PT) discursou nesta terça-feira (04), em sessão virtual da Câmara dos Deputados, onde destacou o tema da volta às aulas. A petista citou que o governo federal não está coordenando as discussões necessárias para criação de protocolos de volta às aulas e citou que o Parlamento deve tomar essa iniciativa.

“Nesta tarde gostaria de chamar a atenção para que o Parlamento se debruce de forma mais efetiva na discussão nacional da volta às aulas. Temos quase 50 milhões de estudantes na escola básica. Se contarmos com seus pais e familiares dará cerca de 450 milhões de brasileiros envolvidos diretamente com a escola”, destacou.

Professora Rosa Neide questionou qual ação o governo federal está fazendo visando garantir o direito à educação. Ela indagou o que os estudantes receberam em casa nesse período de suspensão das aulas devido à covid-19. “Alguns receberam um pouco de alimento, mas o alimento da alma, da vida, a literatura, o livro, o material institucional? Nada foi preparado, nada foi planejado. O governo se absteve de pensar e de liderar o processo e discutir a educação brasileira”, afirmou.

A parlamentar também disse que os profissionais da educação foram relegados pelas redes estaduais e municipais. “Aqui em Mato Grosso, o Estado tenta uma plataforma, mas o professor não tem o equipamento suficiente, não tem o computador suficiente para atender as especificidades das plataformas adquiridas”. ‘Se os profissionais tem dificuldades de acesso à tecnologia, os problemas enfrentados pelos estudantes são maiores’.

Nesse sentido, a deputada disse que o Parlamento precisa discutir quais são os insumos educacionais necessários para que a educação básica do País faça a travessia desse momento da covid-19. “A Organização Mundial de Saúde já apontou que a volta das aulas presenciais provoca aglomeração que pode ser trágico para a contaminação do vírus mas nós precisamos fazer essa discussão. Já solicitei uma Comissão Externa para debater esse tema, mas ainda não foi autorizada”, criticou.

Rosa Neide finalizou dizendo que o Congresso não pode deixar que o País tenha ‘a geração Covid19, daqueles e daquelas que não puderam estudar por causa do vírus, enquanto os que podem mais tem acesso aos estudos’, finalizou.

Confira o discurso na íntegra.

 

Volney Albano

Assessoria de Imprensa

Deputada Federal Professora Rosa Neide (PT-MT)

Tags:
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Vamos conversar?