fbpx
Conecte-se Conosco

Em Prosa com autoridades e lideranças da região Sul de MT, deputada presta contas do mandato e faz balanço da conjuntura política

Publicado

em

A deputada federal Professora Rosa Neide (PT) reuniu cerca de 60 lideranças políticas e sociais da região Sul de Mato Grosso, nesta quinta-feira (13), à noite, para diálogo, acolhimento de demandas e prestação de contas das ações do mandato. O encontro virtual denominado Prosa com a Deputada Rosa contou com participação de representantes dos municípios da região, que agradeceram pelo trabalho desenvolvido e apresentaram demandas.

Em sua apresentação a deputada ressaltou o 13 de maio: dia de luta e resistência contra o racismo. “Em 13 de maio de 1888 foi assinada a lei que aboliu a escravatura, mas a escravidão negra ainda continua nas violências sofridas pelo povo negro, no preconceito, no extermínio da juventude negra, no feminicídio das mulheres negras, na desigualdade social que coloca os negros e negras entre as maiores vítimas da fome e da miséria”, denunciou Rosa Neide.

Ao falar sobre a conjuntura política nacional, a parlamentar afirmou a incompetência do governo federal na gestão da pandemia, citou a luta do PT e dos demais partidos de Oposição pela retomada do Auxílio Emergencial de R$ 600, e pela vacina para todos e todas. Ela destacou também a aprovação na quarta-feira (12), do PL 3927/2004 que destrói o licenciamento ambiental no País, com o objetivo de facilitar a realização de obras e empreendimentos que degradam a natureza.

Rosa Neide apresentou o quantitativo de Projetos de Lei (159) apresentados por ela nesses dois anos e meio de mandato; bem como comemorou as 09 proposições de sua autoria ou coautoria aprovados.

A parlamentar também citou os mais de R$ 5 milhões encaminhados por ela, por meio de emendas parlamentares aos 17 municípios da região. Os recursos estão sendo aplicados em investimentos na saúde, educação, infraestrutura social, urbana e rural, empoderamento das mulheres, melhorias para as comunidades indígenas, entre outras ações.

Agradecimentos e demandas

Militante do PT e candidato a vereador por Rondonópolis em 2020, o professor Ricardo Klinker, parabenizou a deputada pelo trabalho. Ele também destacou a má gestão da pandemia e citou o projeto empreendido pelo governo Bolsonaro de desmonte da educação pública e do meio ambiente. “Sou docente do IFMT há 15 anos. E estamos com risco de não conseguirmos fechar o ano letivo, por falta de orçamento”, afirmou.

O representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Campo Verde, Reginaldo Campos, citou os problemas enfrentados pelos agricultores familiares do município, nesse período de pandemia. “Estamos muito preocupados. Hoje para produzirmos está caro. E temos cada vez mais dificuldade para acessar crédito”, disse. Ele solicitou apoio da deputada para construção da sede do Sindicato e para projetos de formação e cultura para a juventude rural.

A dirigente petista de Primavera do Leste, Luzia Ferreira, agradeceu o apoio da deputada ao município. De acordo com ela, a parlamentar tem destinado recursos via emendas para investimentos sobretudo na melhoria da saúde. Luzia se colocou à disposição para continuar trabalhando no fortalecimento do mandato e do partido no município.

O presidente do PT em Campo Verde, Ronivon Pires, destacou que tanto Rosa Neide, quanto o ex-deputado Ságuas Moraes (PT) destinaram todos os anos emendas para município a pedido da militância petista. Ele citou as ações em prol dos assentamentos com o encaminhamento de recursos para compra de patrulhas mecanizadas. Ronivon também reafirmou compromisso de apoio para o fortalecimento do mandato da deputada.

O representante do Sindicato dos Bancários de Rondonópolis, Almir parabenizou Rosa Neide pela luta contra o desmonte dos bancos públicos. Ele relatou que somente na cidade foram fechadas duas agências do Banco do Brasil. “Estamos sentido na pele o desmonte que Bolsonaro tem fazendo. Nossa categoria está sendo atacada pelo governo e somos nós que estamos na linha de frente, principalmente os trabalhadores da Caixa Econômica promovendo o atendimento dos beneficiários do Auxílio Emergencial”, afirmou.

A deputada agradeceu às demonstrações de apoio e destacou que seguirá trabalhando muito para honrar o mandato confiado a ela pelo povo de Mato Grosso. Ela acolheu as demandas apresentadas e disse que buscará atende-las.

A reunião contou ainda com a presença do vereador por Rondonópolis, Junior Mendonça (PT); do vereador por Pedra Preta, Klebis Marciano (PT); do vereador por Campo Verde, Fabinho (Solidariedade); do gestor de projetos da prefeitura de Campo Verde, Almir; do presidente estadual do PCdoB, Sérgio Negri; da representante do deputado estadual Valdir Barranco (PT), Nádia Evangelista; da ex-vereadora por Cuiabá, Enelinda Scala; e de lideranças estaduais do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST); da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e demais movimentos sociais.

Volney Albano

Assessoria de Imprensa

Deputada Federal Professora Rosa Neide (PT-MT)

Tags:
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Vamos conversar?