fbpx
Conecte-se Conosco

Em Prosa com Rosa Neide, autoridades e lideranças do Médio Norte de MT ressaltam trabalho da parlamentar e apresentam demandas

Publicado

em

Mais de 80 lideranças e autoridades da região Médio Norte de Mato Grosso se reuniram virtualmente, nesta sexta-feira (16) à noite, com a deputada federal Professora Rosa Neide (PT). Na ocasião, a deputada prestou contas das ações do mandato em prol dos 14 municípios da região e acolheu demandas. A parlamentar também falou sobre o drama da pandemia e lamentou os mais de 360 mil óbitos pela doença, sendo mais de 8 mil em Mato Grosso.

A deputada afirmou que gostaria de fazer o encontro na região de forma presencial, mas não foi possível devido ao aumento exponencial nos últimos meses, das infecções e mortes pela Covid-19. Rosa Neide destacou que mais do que nunca as pessoas precisam se cuidar. Ela pediu que os vereadores, vereadoras, gestores municipais, sindicalistas e lideranças partidárias presentes orientem à população sobre a importância de continuarem mantendo às medidas de distanciamento social e cuidados, como uso de máscara e lavagem constante das mãos.

“A cada dia nos deparamos com perdas de amigos, amigas, pessoas conhecidas. O governo Bolsonaro rejeitou a compra, em 2020, de mais de 100 milhões de doses de vacina. Quem está morrendo em 2021 é porque não foi vacinado ou vacinada. Queria muito estar aí com vocês, mas até que todos e todas estejam imunizados precisamos evitar encontros presencias e seguir cuidando de nós mesmos, da nossa família e do próximo”, afirmou.

Além da incompetência do governo federal na gestão da pandemia, Rosa Neide citou a regressão ocorrida nas políticas públicas desde abril de 2016. “Aqui nesta reunião temos prefeito, vereadores, vereadoras, ex-gestores e todos sabemos que a União não apoia mais os municípios, com transferência de recursos mediante convênios, como ocorria nos nossos governos do PT. Muitas das políticas públicas federais foram desmontadas e a prática agora é do corte orçamentário”, criticou.

A petista informou ainda que como coordenadora da Comissão Externa da Câmara destinada a acompanhar e promover estratégia nacional de enfrentamento às queimadas em biomas brasileiros, vem cobrando dos governos federal e estadual a recuperação dos rios que formam o Pantanal, principalmente o rio Paraguai, cuja nascente fica na região. “O rio Paraguai nasce entre Diamantino e Alto Paraguai. Precisamos recuperar suas nascentes que estão degradadas para preservar o Pantanal, que é a maior planície alagável do mundo. Não podemos mais tolerar o desmatamento e as queimadas ilegais”, disse.

A deputada também citou sua atuação na Câmara em defesa da educação pública, da saúde pública, da ciência e tecnologia, do empoderamento das mulheres, da agricultura familiar, dos serviços públicos, dos servidores públicos, dos povos indígenas, dos povos tradicionais, da população LGBTQI+, das juventudes, entre outros.

Investimentos

Professora Rosa Neide informou que entre 2019 e 2020, os 14 municípios da região: Alto Paraguai, Arenápolis, Barra do Bugres, Campo Novo do Parecis, Denise, Diamantino, Nortelândia, Nova Marilândia, Nova Maringá, Nova Olímpia, Porto Estrela, Santo Afonso, São José do Rio Claro e Tangará da Serra foram contemplados com cerca de R$ 12,3 milhões. Os recursos são de emendas encaminhadas por ela e pelo ex-deputado federal Ságuas Moraes (PT). “Continuo à disposição para prosseguir indicando emendas para atendimento das demandas apresentadas pela população do Médio Norte”, disse.

Referente aos recursos encaminhados à região, o vereador por Tangará da Serra, Hélio da Nazaré (PSD) agradeceu à parlamentar pela destinação de emendas para construção de uma feira da agricultura familiar e de quadra coberta na Escola Estadual Jada Torres, no Residencial Ana Júlia. “Independentemente de filiação partidária, a deputada Rosa Neide trabalha em busca de recursos para todos os municípios. Agradeço pelo apoio à Tangará e peço que continue apoiando nosso município”, disse.

O prefeito Adair Moreira (MDB) e o vereador Vadico (MDB), ambos de Alto Paraguai agradeceram à deputada pelas emendas e pelas gestões feitas em prol do desenvolvimento do município. “Mato Grosso está bem servida de deputada federal. Parabéns pelo seu trabalho e obrigado pelas emendas para Alto Paraguai”, disse o vereador. “Muito obrigado minha amiga por sua amizade e por seu carinho pelo nosso município”, declarou o prefeito.

A militância do Partido dos Trabalhadores também marcou presença na Prosa. Os militantes petistas em Tangará da Serra, Rodrigo Faccione, José Rosa e Ander Santos elogiaram a deputada pelo trabalho em prol da agricultura familiar e por sempre estar aberta ao diálogo para acolher as demandas dos moradores de cada município.

“Estamos muito bem representados na Câmara dos Deputados por uma mulher de luta, servidora pública, que dedica sua vida à causa da educação pública. Não deve ser fácil ser mulher no meio daquela Câmara cheia de parlamentares machistas e de extrema-direita, mas a atuação e o trabalho da companheira Rosa Neide têm nos orgulhado. Conte conosco Professora”, disse Ander Santos.

A professora indígena Pareci, Tereza Cristina, moradora da Aldeia Rio Verde, no município de Tangará da Serra agradeceu à deputada pelo trabalho em defesa dos povos indígenas. “Muito bom estar aqui deputada nesta reunião e poder ouvir a senhora prestar contas do mandato. A senhora que tem feito um grande trabalho em defesa dos nossos territórios e do nosso povo”, disse. Tereza ainda pediu apoio para reforma da Escola da comunidade.

Por fim, a vereadora por Nova Marilândia, Cida Picalho (PSDB) disse ter ficado muito feliz por ter participado da Prosa com Rosa Neide. “Estou muito feliz por estar aqui. Muito agradecida por essa interação”.

A Prosa ainda contou com intervenção do presidente do PT de Campo Novo do Parecis, professor César Augusto; da representante do deputado estadual, Valdir Barranco (PT), Nádia Evangelista e da militante petista de Tangará, Ilda. A atividade também contou com presença do vereador por Porto Estrela, Dinei do Picolé (PL); do ex-senador e ex-prefeito de Nova Marilândia, Cidinho Santos; do presidente do PT de Diamantino, Lecindo; da ex-vereadora por Arenápolis, Professora Noêmia (PT) e demais lideranças.

Volney Albano

Assessoria de Imprensa

Deputada Federal Professora Rosa Neide (PT)

Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Vamos conversar?