fbpx
Conecte-se Conosco

Em Prosa com Rosa Neide, autoridades e lideranças do Noroeste de MT reivindicam pavimentação da BR 174 e apresentam demandas

Publicado

em

A deputada federal Professora Rosa Neide (PT) reuniu cerca de 80 lideranças políticas e sociais da região Noroeste de Mato Grosso, na sexta-feira (23), à noite, para diálogo, acolhimento de demandas e prestação de contas das ações do mandato. O encontro denominado Prosa com a Deputada Rosa contou com participação de representantes dos 11 municípios da região.

Em sua apresentação a deputada fez a análise da conjuntura política nacional, afirmou a incompetência do governo federal na gestão da pandemia, citou a luta do PT e dos demais partidos de Oposição pela retomada do Auxílio Emergencial de R$ 600, necessário para que haja medidas efetivas de distanciamento social, entre outros temas.

A parlamentar apresentou o quantitativo (155) de Projetos de Lei apresentados por ela nesses dois anos e meio de mandato; bem como comemorou as 09 proposições de sua autoria ou coautoria aprovados. O mais recente PL da deputada aprovado na Câmara foi o 1943/2019, que estabelece igualdade de gênero nas propagandas de afazeres domésticos. “Nosso PL aprovado é necessário para acabarmos com o esteriótipo de que trabalho doméstico é coisa de mulher. Não, esses afazeres são de homens e mulheres”, afirmou.

Rosa Neide também citou os mais de R$ 10 milhões encaminhados por ela por meio de emendas parlamentares aos 11 municípios da região, para investimentos na saúde, educação, infraestrutura social, urbana e rural, empoderamento das mulheres, melhorias para as comunidades indígenas, entre outras ações.

BR 174

Presente na reunião, o bispo da Diocese de Juína, Dom Neri Tondello elogiou o trabalho da parlamentar em defesa das causas sociais, da educação e do meio ambiente. Ele informou que estava no distrito de Conselvan, em Aripuanã, em substituição a um padre que havia falecido de Covid-19.

Dom Neri citou os investimentos realizados pelo ex-deputado federal Ságuas Moraes (PT) e pela deputada em Conselvan e pediu que a parlamentar continue apoiando o distrito. O bispo também solicitou ação da deputada junto ao governo federal, na cobrança para que a obra de pavimentação da BR 174 entre Castanheira e Colniza seja retomada.

O ex-prefeito de Juína, Altir Peruzzo (PT) informou que em 2013, o governo Dilma firmou convênio com o governo de Mato Grosso para pavimentação da rodovia. A União garantiu os recursos, mas o governador à época, Pedro Taques (PSDB) não efetuou a obra sob a alegação de falta de licenças ambientais. O atual governador Mauro Mendes (DEM) até o momento não retomou à obra.

Defensor da pavimentação dos 266 km da 174 entre Castanheira e Colniza, Dom Neri informou que as licenças ambientais estão prontas, restando apenas as licenças para construção de pontes e galerias de águas pluviais. “Essas licenças estão paradas na Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT)”, disse.

Professora Rosa Neide destacou que cobrará da Sema-MT a liberação dessas licenças, bem como intensificará a cobrança junto à bancada federal para que deputados e senadores, em conjunto, atuem juntos aos governos federal e estadual pela retomada da obra. “O sonho da região Noroeste”, como afirmou o ex-prefeito Altir.

Povos indígenas, mulheres e agricultura familiar

Os indígenas Angelton Sousa, da etnia Arara do município de Aripuanã e Romero, da etnia Suruí do município de Rondolândia agradeceram à deputada por sua luta em defesa dos povos indígenas. Eles pediram mais ações em prol da melhoria da saúde indígena e da produção sustentável das comunidades.

Angelita Patrícia, da Associação de Mulheres Rurais Liberdade, do município de Colniza disse que Rosa Neide é um símbolo da luta das mulheres. “Quando nos unimos podemos chegar na Câmara dos Deputados e em qualquer espaço que quisermos”, disse. Ela pediu apoio da parlamentar para investimentos, visando a melhoria da produtividade da agricultura familiar nos assentamentos, bem como maior estrutura para produção e comercialização do artesanato produzido pelas mulheres.

Rosa Neide também recebeu demandas de trabalhadores e trabalhadoras dos Correios, da enfermagem, de estudantes e das juventudes. A parlamentar respondeu a cada demanda apontando os caminhos que irá percorrer visando o atendimento.

Falas

Melissa da juventude do PT de Juína; Edmar da Comissão Pastoral da Terra (CPT), na região; Elion Rodrigues do município de Juara; Júlia Kelly militante ambientalista em Juína; Elenice Amate, profissional de Sáude de Porto dos Gaúchos; e Nelba profissional da educação de Colniza também fizeram intervenções no evento.

A Prosa contou ainda com participação dos vereadores Professor Enos (PT) de Porto dos Gaúchos; Merciane (PT) de Castanheira; Joana Dar’c (Darquinha) do PT de Juruena e Teixeirinha (PT) de Juína.

Os presidentes dos Diretórios Municipais do PT de Aripuanã e Juína, Celestino e Tuna, respectivamente também participaram.

Volney Albano

Assessoria de Imprensa

Deputada Federal Professora Rosa Neide (PT-MT)

Tags:
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Vamos conversar?