Conecte-se Conosco

Famílias reivindicam assentamento na área pública do antigo garimpo Jatobá em Diamantino

Publicado

em

A deputada federal Professora Rosa Neide (PT) e o deputado estadual Valdir Barranco (PT) se reuniram nesta quarta-feira (27), por meio de instrumento virtual, com representantes do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Sintraf), de Diamantino. O Sindicato está na luta há mais de três anos pelo assentamento de famílias na área pública pertencente ao Estado, do antigo garimpo Jatobá, localizado no município.

Na reunião os representantes do Sintraf, liderados por Aparício Valeriano de Siqueira, pediram apoio do deputado Barranco junto ao Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat) no acompanhamento dos pedidos de assentamento para a área, efetuados pelo Sindicato.

Atualmente há cerca de 50 famílias acampadas e mais de 200 aguardando para serem assentadas. A área possui cerca de 15 mil hectares.

Os trabalhadores e trabalhadoras rurais ocuparam a área em 2017. No local funcionou um garimpo na década de 1980 que chegou a contar com mais de 5 mil garimpeiros. Entretanto, essa atividade foi desativada pela polícia ainda na década de 80.

Aparício Valeriano Siqueira destacou que apesar da área pertencer ao governo de Mato Grosso, ainda há disputa na Justiça por sua titularidade. Nesse sentido o deputado Barranco colocou sua assessoria jurídica à disposição para acompanhar a demanda no Poder Judiciário.

A deputada Rosa Neide destacou ainda a importância da área para o assentamento dos agricultores e agricultoras familiares e também atuará em Brasília no que for possível com esse objetivo.

De imediato ambos os parlamentares deverão marcar audiências com a presidência do Intermat e com o governador Mauro Mendes para tratar da importância social do assentamento das famílias.

Assessoria de Imprensa

Tags:
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Vamos conversar?