fbpx
Conecte-se Conosco

Indicada por Rosa Neide, Andifes é uma das ganhadoras do Prêmio Darcy Ribeiro 2021

Publicado

em

Reunião da Andifes 2019

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) venceu nesta quarta-feira (11), o Prêmio Darcy Ribeiro 2021. O prêmio é concedido pela Comissão de Educação da Câmara. Em eleição no colegiado, a Andifes obteve 26 votos. Também serão agraciados com o prêmio, o Instituto Península e a professora Paula Beatriz, primeira diretora trans de uma escola pública de São Paulo.

A Andifes, que representa as 69 Universidades Federais do País foi indicada ao Prêmio pela coordenadora do Núcleo de Educação e Cultura da bancada do PT no Congresso, deputada federal Professora Rosa Neide (PT).

Antes da votação, a deputada apresentou um vídeo sobre os trabalhos prestados pela Andifes ao ensino superior público do País. A parlamentar encaminhou uma carta a cada deputado e deputada pedindo voto para Associação.

De acordo com Rosa Neide, em 32 anos de atuação a “Andifes participou ativamente das discussões orçamentárias, dedicando especial atenção ao financiamento da educação pública”.

A Associação Nacional também teve relevante participação na implementação e na revisão da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional); na instituição do FUNDEF (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério); do FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica); do REUNI (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais); do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio); da lei de Cotas (de ingresso de estudantes negros, de escola pública e de baixa renda nas Universidades Federais); entre outras conquistas da educação pública superior.

Prêmio

O Prêmio Darcy Ribeiro de Educação, instituído em 1998 e regulamentado em 2000, consiste na concessão de diploma de menção honrosa e outorga de medalha com a efígie do homenageado a três pessoas e/ou entidades, cujos trabalhos ou ações mereceram especial destaque na defesa e promoção da Educação no Brasil.

Professora Rosa Neide pede votos para Andifes

Volney Albano

Assessoria de Imprensa

Deputada Federal Professora Rosa Neide (PT-MT)

Tags:
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Vamos conversar?