fbpx
Conecte-se Conosco

Melhoria da educação – Rosa Neide apresenta propostas para reitores das Instituições Públicas de Ensino Superior de MT

Publicado

em

A deputada federal Professora Rosa Neide (PT) se reuniu nesta quinta-feira (19), com os reitores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Evandro Soares e da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Rodrigo Zanin; com a reitora da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), Analy Castilho Polizel de Souza e com a representante do reitor Julio César, do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Luciana Klamt. Em pauta, debate e proposições de melhoria para a educação básica pública no Estado. Pró reitores também participaram da atividade.

Professora Rosa Neide propôs aos reitores e à reitora, que as Instituições pensem a elaboração de um projeto comum, visando trabalho conjunto entre ensino superior e ensino básico para melhoria da qualidade da educação ofertada a crianças, jovens, adolescentes e adultos, principalmente nesse período de pandemia.

Ela também propôs a discussão e elaboração pelas Instituições, de material tecnológico complementar para suporte aos estudantes. De acordo com a deputada, 40% dos alunos não tiveram acesso a nenhuma forma de aula nesse período de fechamento das escolas devido à Covid-19.

A deputada também propôs que as Universidades e o Instituto pensem e trabalhem um projeto de acolhimento e oferta da continuidade da formação educacional, aos estrangeiros que imigraram para o Brasil.

Recepção

Os reitores e a reitora, bem como a representante do IFMT agradeceram a deputada pelas propostas e destacaram que se reunirão para trabalhar a elaboração de um projeto sobre as temáticas.

O reitor Rodrigo sugeriu a oferta de bolsas para alunos de licenciatura auxiliarem no trabalho de complementação de aprendizagem aos alunos da escola básica. “Nossos alunos podem fazer estágios com essa tarefa de suporte na recuperação escolar de estudantes da escola pública”, sugeriu.

Sobre os estrangeiros, a reitora Analy destacou que Mato Grosso tem o segundo maior número de estrangeiros do Centro Oeste, no mercado de trabalho. “Precisamos fazer cursos de extensão. Abrir sobrevagas com resoluções dentro da própria instituição. São alunos tanto de graduação, quanto de pós graduação. Precisamos dar continuidade na formação desses estudantes estrangeiros”, citou.

O reitor Evandro destacou que as instituições podem apresentar um projeto conjunto atendendo as três demandas citadas pela deputada. Especificamente sobre novas tecnologias, ele disse que o professor precisa ser orientador e ter autonomia para escolha e uso dessas ferramentas educacionais, que já são uma realidade.

Deputada Rosa Neide agradeceu aos reitores e pró-reitores que também fizeram fala na reunião e destacou, que a partir da proposta a ser elaborada pelas Universidades e Instituto, atuará como parceira na apresentação junto ao governo do Estado, prefeituras e governo federal para que seja implementada. “Nosso objetivo é a atuação em conjunto de ensino superior e escola básica pública, visando a melhoria da educação e inclusão dos nossos alunos”, finalizou.

 

Volney Albano

Assessoria de Imprensa

Deputada Federal Professora Rosa Neide (PT-MT)

Tags:
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Vamos conversar?