fbpx
Conecte-se Conosco

Nota de repúdio à intimidação praticada contra professora de Bonito MS

Publicado

em

*Nota*

A deputada federal Professora Rosa Neide (PT-MT) e o deputado federal Vander Loubet (PT-MS) vem a público manifestar repúdio à intimidação e a ameaça à liberdade de cátedra praticada contra a professora da Escola Estadual Bonifácio Camargo Gomes, na cidade de Bonito, Mato Grosso do Sul.

Segundo relatos, a professora foi intimidada no exercício de sua profissão por abordar em sala de aula tema sobre o agronegócio. De acordo com notícia divulgada na imprensa local, o pai de uma aluna pediu intervenção da Prefeitura Municipal e da Polícia Militar por entender que a professora havia “menosprezado o agronegócio”, além de ter demostrado racismo ao abordar o fato de a educadora ser casada com um indígena.

Segundo algumas testemunhas, a educadora estava fazendo um comparativo entre textos, sendo um deles a matéria “Os números mostram: agronegócio recebe muitos recursos e contribui pouco para o país”, publicada pelo veículo “O Joio e o Trigo” em 7 de outubro último, que apresenta uma análise de geógrafos a respeito do agronegócio.

Os parlamentares entendem que esses fatos se tratam de coerção, intimidação e censura de uma professora em seu exercício profissional, além de ataque à liberdade de cátedra. Também entendem que houve desvio de função, uma vez que não houve crime algum para que a polícia tenha interferido e ainda participado tão ativamente de um assunto interno da escola.

Professora Rosa Neide e Vander Loubet se solidarizam com a professora, com o Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação (Simted) de Bonito e Federação dos Trabalhadores em Educação do Mato Grosso do Sul (FETEMS), a qual solicitam que acompanhem o caso.

A deputada e o deputado também cobram posição da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul e do governo do Estado, em defesa da servidora pública, da democracia, da liberdade de cátedra e do direito ao livre exercício profissional em sala de aula.

Assessoria de Imprensa

Deputada Federal Professora Rosa Neide (PT-MT)

Deputado Federal Vander Loubet (PT-MS)

Tags:
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Vamos conversar?