fbpx
Conecte-se Conosco

Nota de repúdio – sobre as ocorrências no Colégio Notre Dame de Lourdes

Publicado

em

É estarrecedor que, em pleno século XXI os retrocessos sejam tantos: pior do que a Escola Notre Dame de Lourdes suspender uma professora (01/09) por fazer uma abordagem crítica, contextualizada, envolvendo um tema pedagógico ou atualidades no interior de uma escola, é o Estado permitir que um helicóptero da PM, com bandeira do Brasil, sobrevoe a escola no dia seguinte (02/09). Esse ato merece investigação criteriosa para verificar o potencial uso de recurso público para intimidar pessoas!

A professora foi suspensa por três dias após fazer comentários e observações críticas em uma abordagem em sala de aula. Não há como não tratar de desmatamento e outros crimes ambientais sem atribuir responsabilidade ao atual presidente da República. Não há como um docente se furtar a emitir uma opinião sobre um tema candente, com as urnas eletrônicas, para colaborar na compreensão de seus alunos.

O que está em questão é um absurdo e perigosíssimo precedente que atenta contra a liberdade de cátedra e a autonomia docente. Com tal atitude, a escola constrange a professora e a humilha, e cria uma situação de desconfiança e desrespeito no interior da comunidade escolar, pelo simples fato de uma docente apenas expressar um entendimento sobre temas.

Um país com 14 milhões de desempregados e 6 milhões de desalentados, pessoas na fila do osso em Cuiabá, o Pantanal novamente queimando e povos indígenas e tradicionais em situação de enormes ataques e estes não podem ser temas a problematizar?

Por que a Polícia Militar não está fazendo “demonstrações” em escolas públicas? Por que não descem de helicóptero em escolas para estudantes conhecerem os equipamentos e dialogarem com os policiais, criando uma relação próxima e de confiança recíproca?

É papel da escola preservar o pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas! É princípio do ensino a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber. É objetivo da educação o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Essas dimensões não são preservadas com mordaça e intimidação!

Toda nossa solidariedade e respeito à professora, pois defendemos a liberdade de cátedra. Investigação imediata sobre o planejamento e programação deste e de outros “voos e demonstrações patrióticas”.

Assessoria de Imprensa
Deputada Federal Professora Rosa Neide (PT-MT)

10 Comentários

10 Comments

            Responder

            O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

            × Vamos conversar?