fbpx
Conecte-se Conosco

Professora Rosa Neide participa de conferência livre da Conape regional baixada cuiabana

Publicado

em

A deputada federal Professora Rosa Neide (PT) participou nesta segunda-feira (09) da etapa virtual da Conferência Nacional Popular de Educação (Conape) livre da regional baixada cuiabana. A atividade reuniu educadores e estudantes e foi coordenada pela representante do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), subsede Cuiabá, Marivone Pereira.

Professora Rosa Neide fez um balanço sobre as contra reformas aprovadas no Congresso pelo golpista Temer e por Bolsonaro, que tem atacado o direito à educação pública.

A deputada citou as reformas trabalhistas, previdenciária e a emenda constitucional 95 que ataca os profissionais da educação e toda sociedade no direito ao trabalho digno à aposentadoria e ao financiamento da educação.

A parlamentar citou as pautas atuais: como os Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADEs) que privatizam a educação; educação domiciliar; novo ensino médio; os maiores cortes dos últimos tempos no orçamento da educação; os ataques à autonomia universitária e, por fi;, a PEC da reforma administrativa que desmontará o estado de forma definitiva, privatizando de forma irreversível à educação.

“Estamos em uma conjuntura de retrocessos históricos e civilizatórios, onde o estado de bem estar social e promotor de direitos, garantido na Constituição de 1988, está sendo substituído de forma autoritária por um estado liberal e excludente. Precisamos continuar na luta, resistindo, para recuperar a democracia e reconstruir o direito à educação e a vida com dignidade”, disse Rosa Neide.

A atividade contou ainda com palestra da representante da União Estadual dos Estudantes (UEE-MT), Amandla Souza. Durante os debates foi discutido os ataques recentes do presidente Bolsonaro às eleições livres, simbolizada pela pressão do mandatário pela aprovação da PEC do voto imprenso.

“A PEC está pautada para a terça-feira (10) na Câmara e a sociedade precisa dialogar com os deputados e deputadas em defesa das urnas eletrônicas e contra mais esse golpe do chamado voto impresso, que visa tumultuar as eleições de 2022”, finalizou.

O evento contou ainda com intervenção da coordenadora da Conape no Estado, Guelda Cristina e do presidente do Sintep-Cuiabá, João Custódio.

Volney Albano

Assessoria de Imprensa

Deputada Federal Professora Rosa Neide (PT-MT)

Tags:
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Vamos conversar?