Conecte-se Conosco

Professora Rosa Neide participa de debate sobre Mulheres na Política

Publicado

em

A deputada federal Professora Rosa Neide (PT) participou na segunda-feira (18) à noite de uma mesa de debates sobre Mulheres na Política. A atividade contou com a presença da primeira suplente de deputada, Gisela Simona (PROS) e ocorreu no campus Octayde Jorge da Silva do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), em Cuiabá.

Professora Rosa Neide citou que o Brasil é um dos países mais desiguais do mundo no ranking da igualdade de gênero na política. “Enquanto o México possui paridade entre homens e mulheres no Congresso Nacional e a Argentina possui 41% de mulheres na Câmara e Senado, o Brasil possui apenas 15%”, disse.

A deputada destacou que o machismo está muito enraizado na cultura brasileira, onde desde a infância as famílias criam as meninas para serem donas de casa e os meninos para exercerem o poder público. “Há muito tempo nos ensinam que a política não é espaço para mulher. Dizem que o sexo feminino é frágil e que os espaços de poder devem ser exercidos por pessoas fortes, ou seja, os homens. Mas isso não é verdade. Precisamos lutar para superar essa cultura”, disse.

Ela informou que apenas na década de 30 do século passado, que as mulheres conquistaram o direito de votar. “Estamos muito atrasadas na conquista dos nossos direitos”. Nesse sentido defendeu as cotas não somente para que 30% das mulheres tenham vagas nos partidos para se candidatar, mas que haja reserva de vagas nos Parlamentos destinadas às mulheres.

Por sua vez, Gisela Simona destacou que as mulheres ainda enfrentam muito preconceito nas legendas partidárias. “Os homens dirigentes dos partidos nos querem como candidatas apenas para cumprir cota, mas sem nos darem as condições materiais para que possamos nos eleger”, destacou.

Ambas elogiaram a presença de dezenas de alunas do Instituto no debate, bem como a presença de alunos. “A grande maioria aqui na plateia é de moças, mas há muitos rapazes. É essa parceria que buscamos. Nós mulheres não queremos ser mais que os homens, queremos igualdade”, afirmou Professora Rosa Neide.

A mesa de debates foi mediada pelo professor doutor, José Vinicius da Costa Filho, e as atividades do Mês da Mulher no IFMT foram organizadas pelas professoras: Amarília Mathilde da Silva, Ana Cecília dos Santos, Andreia Barbosa da Silva, Caryna Paes Barreto, Cristiane Puertas, Gislaine Crepaldi, Marli Walker Mônica dos Santos Spinelli, Tatiane de Oliveira e pelo professor Luiz Renato de Souza Pinto.

Assessoria de Imprensa

Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Vamos conversar?