fbpx
Conecte-se Conosco

Professora Rosa Neide saúda eleição de Renato Janine Ribeiro para presidência da SBPC

Publicado

em

FFLCH/Divulgação

A deputada federal Professora Rosa Neide (PT) saudou nesta terça-feira (20), o filósofo e ex-ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, por sua eleição à presidência da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Janine Ribeiro obteve 1.205 votos de um total de 1.914 na disputa com o outro candidato, o neurocientista Carlos Alexandre Netto, em uma eleição que teve a participação de 60% dos sócios, o maior índice dos últimos dez anos. O processo eleitoral na entidade foi realizado durante o mês de junho.

Coordenadora do Núcleo de Educação da bancada do PT no Congresso Nacional, a deputada Professora Rosa Neide se coloca à disposição de Renato Janine Ribeiro e da nova diretoria da SBPC, para trabalhos legislativos conjuntos. “A defesa da educação pública, da ciência e da tecnologia sempre contou com apoio da SBPC e esse compromisso se renova com a eleição do professor Janine Ribeiro. Colocamos o Núcleo à disposição da SBPC, para juntos seguirmos construindo a resistência ao desmonte imposto pelo atual governo”, destaca Rosa Neide.

Histórico

Outro número também inédito na história dos 73 anos da SBPC diz respeito ao total de sete mulheres que irão compor a nova diretoria juntamente com Janine Ribeiro. Para os cargos de vice-presidentes foram eleitos a socióloga Fernanda Sobral e o físico Paulo Artaxo.

Renato Janine Ribeiro é filósofo, cientista político e professor titular na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Ele foi ministro da Educação em 2015, durante o governo Dilma Rousseff, mas antes foi diretor de Avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) de 2004 a 2008. Autor renomado, ganhou o prêmio Jabuti de Literatura em 2001, com sua obra “A Sociedade Contra o Social” (Companhia das Letras).

A eleição de Renato Janine Ribeiro, um intelectual de reconhecida notoriedade no meio acadêmico, vai contribuir para o fortalecimento da luta em defesa da ciência e contra o desmonte da pesquisa que vem sendo realizado pelo desgoverno Bolsonaro.

SBPC

A SBPC tem cerca de 3.500 sócios e 165 entidades científicas afiliadas, sendo considerada como a maior entidade representativa da ciência no país. Fundada no ano de 1948, a entidade sempre desempenhou um importante papel na defesa da democracia e na resistência durante o período da ditadura militar.

Durante os “anos de chumbo”, a SBPC foi uma das poucas entidades que não se acovardaram perante os atos autoritários do regime militar e sempre se manifestou contrária às perseguições a professores, pesquisadores e estudantes, além de agir contra a interferência nos sistemas educacional e científico, que pudessem ferir a autonomia das universidades. (Com PT Nacional)

Assessoria de Imprensa

Deputada Federal Professora Rosa Neide (PT-MT)

Tags:
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Vamos conversar?