fbpx
Conecte-se Conosco

Deputada Federal Professora Rosa Neide

Rosa Neide Sandes de Almeida, 57 anos, é natural da cidade de Amargosa (Bahia).

Vive em Mato Grosso desde os 17 anos de idade, onde chegou para dar aulas como Professora Normalista. Como educadora, sempre se dedicou com olhar atencioso aos alunos mais humildes. De tanto ouvir na escola que tinha “cara de PT”, decidiu se filiar ao partido em 1986. E nunca mais abandonou a militância.

Com larga experiência como professora na educação básica e superior, foi secretária municipal de Educação e vereadora em Diamantino; e secretária estadual de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT). Também presidiu o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e atuou como consultora do MEC.

Embora esteja na política há bastante tempo, Rosa Neide diz que a vontade de voltar a concorrer nas urnas é recente. “Sempre gostei mais da militância”, conta. Mudou de ideia depois que o PT de Mato Grosso viu nela um nome forte para manter a representação do partido na Câmara dos Deputados.

Professora Rosa Neide, foi eleita deputada federal por Mato Grosso nas eleições de 2018, com 51.015 votos (3,44% dos votos válidos).

Como deputada, tem se dedicado a impedir mais retrocessos na Educação, sua principal bandeira de luta. “Quando avançamos na Educação, todas as outras avançam junto”, diz.

Uma das prioridades é tirar do papel o Plano Nacional de Educação (PNE), engavetado desde o golpe que derrubou a presidenta Dilma em 2016. Para a deputada, é essencial lutar pelo aumento progressivo da fatia do PIB destinada à Educação.

Rosa Neide integra a Comissão de Educação da Câmara e preside a Frente Parlamentar em Defesa da Escola Pública e em Respeito ao Profissional da Educação. Em 2020 a deputada ajudou a aprovar o novo Fundo da Educação Básica (Fundeb).

Em 2021, a deputada passou a integrar como titular a Comissão de Cultura da Câmara. Ela também foi eleita por suas colegas parlamentares, como 2ª coordenadora adjunta da bancada feminina.

A luta por mais participação feminina na política é uma das bandeiras da deputada. Das 513 cadeiras da Câmara, pouco mais de 70 são ocupadas por mulheres (15%). A participação cresceu, mas ainda está longe de representar a sociedade (as mulheres são 51% da população).

Deputada Rosa Neide ainda tem como foco do seu trabalho, a juventude, a melhoria da agricultura familiar e da qualidade de vida nos municípios de Mato Grosso, com a destinação de recursos para investimentos em saúde, educação, cultura e infraestrutura social e urbana.

 

Minhas informações na Câmara 

ROSA NEIDE SANDES DE ALMEIDA
Nascimento: 08/08/1963
Naturalidade: Amargosa-BA
Profissões: Servidora Pública, Professora
Gabinete: 371, Anexo 3, Telefone: 3215-5371, Fax: 3215-2371

 https://twitter.com/prof_rosaneide

 https://www.facebook.com/ProfessoraRosaNeide

× Vamos conversar?