fbpx
Conecte-se Conosco

Projeto Elas por Elas 2020 é lançado em Mato Grosso

Publicado

em

A deputada federal Professora Rosa Neide (PT) participou na sexta-feira (05) e sábado (07), em Cuiabá, do lançamento do Projeto Elas por Elas 2020 e do Festival Elas por Elas. O primeiro evento ocorreu na sexta, no Sindicato dos Bancários e contou com a presença da secretária nacional de Mulheres do PT, Anne Karolyne. Por sua vez, o Festival ocorreu sábado, na praça do bairro Jardim Florianópolis. Ambos os eventos reuniram mulheres petistas de vários municípios do Estado.

Rosa Neide citou que o Elas por Elas, criado pelo Partido dos Trabalhadores em 2018 é uma importante ferramenta de planejamento, incentivo e construção de candidaturas femininas. ”No PT as mulheres tem vez e voz. Somos o primeiro partido do Brasil a ter paridade entre homens e mulheres na direção e agora somos também o primeiro a ter esse projeto, que garante apoio efetivo às candidaturas das companheiras”, disse.

A parlamentar informou que seu mandato apoia o Projeto e que neste segundo semestre atuará em parceria com o Elas por Elas Mato Grosso, na construção de candidaturas a vereadoras, prefeitas e vice-prefeitas pelo PT, para as eleições 2020.

Anne Karolyne destacou que visando a formação das pré-candidatas petistas, o Projeto terá como foco a formação política e a comunicação. “As campanhas do próximo ano vão ocorrer sobretudo nas redes sociais. Por isso vamos focar as ações do Projeto nessa área e também em formação”, disse.

No sábado (06), as mulheres petistas participaram na sede do Diretório Estadual do partido de duas atividades no período diurno: o Fórum de Mulheres Jovens e o Fórum de Mulheres Negras. Ambos os eventos reuniram mais de 60 companheiras e contou com palestras e debates sobre a necessidade de construção de candidaturas desses seguimentos.

Para a secretária de Mulheres do PT-MT, Lígia da Silva Viana, o fato do PT também ser o primeiro partido do Brasil a garantir cota de 20% em suas direções para jovens, negros e indígenas não garante acesso automático desse público aos espaços de poder. “Precisamos avançar para além do cumprimento da cota. É necessário trabalho efetivo para elegermos mulheres jovens e negras para os parlamentos e executivos”, afirmou.

Festival

Sábado à noite o Festival Elas por Elas marcou o encerramento dos quatro eventos do PT-MT voltados para às Mulheres. A atividade realizada na praça do Jardim Florianópolis reuniu artistas locais, que concorreram em três categorias: poesia, música, culinária e artesanato.

Antes das apresentações, Professora Rosa Neide chamou a atenção da comunidade para acompanhar ao longo da semana os trabalhos da Câmara dos Deputados. “Nesta semana a Câmara vai votar o futuro dos 200 milhões de brasileiros. Vai definir se na velhice os brasileiros terão direito a se aposentar ou não. Sou a única parlamentar de Mato Grosso que não recebi emenda para votar a favor dessa reforma da Previdência, que na prática vai proibir o povo de se aposentar. Votarei contra essa maldade, mas é importante que o povo acompanhe como os outros deputados vão se posicionar”, afirmou.

Ao final, os vencedores foram anunciados: Pacha Ana (poesia e música), Katia Lysenko (artesanato) e Guilherme, do Grupo Jovens Vivendo no Campo de Chapada dos Guimarães (culinária). Os três vencedores participarão da etapa nacional do Festival, nos dias 02, 03 e 04 de agosto, em Natal, no Rio Grande do Norte.

Assessoria de Imprensa

Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Vamos conversar?