Conecte-se Conosco

Rosa Neide cobra da Secitec-MT atendimento às demandas dos estudantes do Ensino Técnico

Publicado

em

A deputada federal Professora Rosa Neide (PT) se reuniu na segunda-feira (06.05), em Cuiabá, com o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (Secitec-MT), Nilton Borgato. Na ocasião, a parlamentar apresentou demandas recolhidas nas viagens do final de semana à região Norte do Estado.

Entre as demandas está a entrega por parte do governo do Estado dos diplomas de conclusão de curso aos estudantes de Alta Floresta, que cursaram Enfermagem na Escola Técnica Estadual do município. O secretário pediu 30 dias para providenciar a entrega dos certificados.

Ele relatou que não são apenas os estudantes de Alta Floresta que fizeram cursos nas Escolas Técnicas do Estado e ainda não pegaram os diplomas. “São 51 cursos concluídos e 35 em fase de término”, disse.

Rosa Neide destacou que “sem os diplomas, os profissionais não podem acessar cargos públicos via concurso ou seletivo. As empresas também exigem o diploma na hora da contratação”.

A petista citou ainda que a Escola Técnica de Alta Floresta está com problema de falta de professores, porque o Estado não tem provido a contração de profissionais. O secretário informou que a dificuldade se deve ao decreto de calamidade financeira do governo. Nesse caso, a deputada orientou que a Secitec descentralize os recursos para que as Escolas façam diretamente, com participação dos Conselhos Escolares, a contratação dos professores. “O que não pode é os alunos ficarem sem aulas”, afirmou.

Novas Escolas Técnicas

A deputada Rosa Neide solicitou ainda que Nilton Borgato procure o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em Brasília e trabalhe pela liberação de R$ 27 milhões de uma emenda de 2009 do ex-deputado Carlos Abicalil (PT). O recurso foi alocado para construção de 09 Escolas Técnicas Estaduais.

“O companheiro Abicalil destinou essa verba, o governo do Estado na época deu início a construção das Escolas, mas as obras foram paralisadas e não foram mais retomadas. Esse recurso está parado esperando a retomada das obras”, disse à deputada. Borgato agradeceu a informação e disse que irá a Brasília buscar a liberação da verba.

Assessoria de Imprensa

Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Vamos conversar?