fbpx
Conecte-se Conosco

Rosa Neide debate com prefeito de Cuiabá e professores da UFMT implementação do projeto de quintais produtivos

Publicado

em

A deputada federal Professora Rosa Neide (PT) se reuniu nesta quinta-feira (09), no início da noite, com o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB). A parlamentar estava acompanhada dos professores do Departamento de Agronomia e Zootecnia da UFMT, Henderson Nobre e Adriano Cirino; e o pesquisador, Antônio Carneiro. O encontro ocorreu no Palácio Alencastro.

A parlamentar e os professores apresentaram ao prefeito o projeto do Campo à Mesa, que visa o desenvolvimento da agroecologia urbana, por meio de quintais produtivos nas zonas urbanas; e da agricultura familiar em zonas rurais.

Professora Rosa Neide destinou R$ 860 mil em emenda para apoiar o desenvolvimento desse projeto, entre outros projetos de pesquisa e extensão coordenados pelos professores, em comunidades rurais da Baixada Cuiabana.

“Com o apoio do nosso mandato os professores, pesquisadores e alunos já estão desenvolvendo o projeto de quintal produtivo com empreendedoras sociais do bairro Planalto. Entretanto é muito importante expandir esse trabalho para mais bairros da Capital. Precisamos fortalecer a produção agroecológica nas comunidades rurais e na zona urbana”, afirmou Rosa Neide.

O prefeito elogiou o projeto e o empenho da deputada em defesa da agricultura familiar e destacou que levará a proposta ao Consórcio de Desenvolvimento Econômico e Social do Vale do Rio Cuiabá, o qual ele preside, que é composto por 15 municípios da Baixada.

“Para além dos bairros da nossa Capital podemos expandir a ideia dos quintais produtivos para os municípios da Baixada Cuiabana. A vocação da nossa região é a agricultura familiar”, disse Emanuel Pinheiro.

O gestor citou que convocará reunião do Consórcio ainda este ano, para que os professores apresentem o projeto aos prefeitos e secretários municipais de Agricultura.

O professor Henderson Nobre citou a necessidade da participação dos gestores locais, mas também das lideranças de bairros e das comunidades rurais, para que expressem quais suas necessidades produtivas e dificuldades. “Ouvindo as lideranças poderemos apoiá-las no desenvolvimento de projetos que garantam produtividade agroecológica e estratégias de comercialização, para geração de renda”, finalizou.

Volney Albano

Assessoria de Imprensa

Deputada Federal Professora Rosa Neide (PT-MT)

Tags:
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Vamos conversar?