Conecte-se Conosco

Rosa Neide defende a participação da sociedade na elaboração da agenda de luta da educação em 2020

Publicado

em

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou na quarta-feira (4), palestra sobre educação pública: balanços, desafios e perspectivas. O evento, de iniciativa da deputada Professora Rosa Neide (PT-MT), contou com a exposição do coordenador-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara, e da diretora da Confederação Nacional dos Trabalhadores de Estabelecimentos de Ensino (Contee), Adércia Hostin. 

 Rosa Neide, que também é coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa da Educação e em Respeito ao Profissional da Educação, destacou a importância de se convocar a sociedade brasileira para que ela contribua na organização de uma agenda de luta do setor para o próximo ano.“Precisamos seguir um caminho que supere a péssima combinação de ‘austericídio’ fiscal e a ‘guerra ideológica’; esses jargões e posições conservadoras que são tornadas públicas a todo momento, combinadas com arrocho e corte de recursos da educação”, justificou. 

Segundo Adércia Hostin, a educação pública brasileira tem uma grande luta pela frente, que é garantir que os recursos públicos sejam aplicados de forma efetiva na educação pública de gestão pública.“Nós queremos um Fundeb para educação pública que seja robusto e atue de forma efetiva na estruturação das instituições de ensino público do País, e principalmente, seja feita a redistribuição significativa, respeitando as regionalidades dos estados e dos municípios”,afirmou.

 De acordo com Daniel Cara, a sociedade brasileira se mobilizou em 2019 porque não concorda com a desconstrução da política educacional.“Todos sabem que a educação é a única política social que determina a emancipação de homens e mulheres e ainda permite a construção de um projeto de vida. A política de saúde é essencial, a de trabalho e cultura também, mas não é atoa que a educação é o primeiro direito social listado na Constituição de 88”, enfatizou.

Assessoria de imprensa

Tags:, , , , , , , , , , ,
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Vamos conversar?