Conecte-se Conosco

Rosa Neide destina R$ 160 mil para investimentos nas comunidades indígenas de Rondolândia

Publicado

em

O município de Rondolândia foi contemplado com R$ 160 mil de emenda da deputada federal Professora Rosa Neide (PT), para investimentos na melhoria da agricultura familiar nas comunidades indígenas. Os povos beneficiados são: Suruí e Zoró. A verba oriunda do Orçamento Geral da União (OGU) 2020 foi depositada na conta do Estado de Mato Grosso, na quarta-feira (24).

O povo Suruí receberá um trator de 75 CV, tração 4×4; grade aradora com 14 discos; carreta agrícola basculante – capacidade de 6 toneladas -; cultivador de enxadas para trator; e óleo diesel S10. Os equipamentos serão licitados e comprados pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf).

Por sua vez, o povo Zoró das aldeias: Anguj Tapuã, Galanjurej, Rio Azul, Imbupeaxurej, Duabyrej, Nova Esperança, Tamali´synej, Duandjurej, Seringal, Do Xambi e Do Adoabá serão contemplados com combustíveis: óleo diesel S10 e gasolina comum. Os combustíveis serão adquiridos pela prefeitura local e repassado aos indígenas.

“Apoiar a melhoria das condições de produtividade e consequente melhoria de renda é um compromisso que assumi com os povos indígenas de Mato Grosso. Vamos trabalhar ao longo de todo mandato para apoiá-los”, afirmou Rosa Neide.

A deputada também destacou que os investimentos para aquisição de equipamentos agrícolas e o fornecimento de combustível foi uma reivindicação dos povos indígenas. “Em diálogo com as lideranças indígenas; com o vereador Manoel Amaral (PT), conhecido como Diel; e com o Conselho Indigenista Missionário (CIMI) apresentamos essa emenda para alocar os recursos federais e em parceria com a Seaf e a prefeitura vamos atender os povos indígenas de Rondolândia”, finalizou.

Assessoria de Imprensa

Tags:
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Vamos conversar?