Conecte-se Conosco

Rosa Neide discursa na Câmara e pede instalação de Comissão Externa apara avaliar a volta das aulas

Publicado

em

Foto: Ilustrativa

O estabelecimento de diretrizes e protocolos nacionais para a volta das aulas nas unidades de ensino de todo País, foi tema do discurso da deputada federal Professora Rosa Neide (PT), nesta quarta-feira (29), no plenário virtual da Câmara. A parlamentar apresentou requerimento pedindo a instalação de Comissão Externa na Casa, para debater o tema.

“No dia 02 de junho apresentei requerimento para ser criada uma comissão externa para acompanhar o volta as aulas. Muito me preocupa a situação atual em meio a pandemia, onde estamos a mercê de um governo que não tem a liderança. Nossas escolas nem públicas e nem privadas estão preparadas para receber os estudantes no pós-pandemia” disse.

Por isso, a deputada explicou que a Comissão terá o papel de fazer o debate nacional sobre o que é possível ser feito para garantir o direito à educação as mais de 45 milhões de estudantes da educação básica. “Tendo direito à garantia dos estudos do ano de 2020, mas sem colocar em risco estudantes, profissionais da educação e pais”.

A deputada também citou o Projeto de Lei (PL) 3776/2008 que está pautado para ser votado na Câmara. O PL altera o dispositivo de reajuste anual do Piso Salarial Profissional Nacional do Magistério (PSPN).

A parlamentar destacou que o PL apresentado em 2008 é anterior ao Plano Nacional de Educação (PNE) aprovado no Congresso em 2014 e antes do novo Fundeb, aprovado este ano. “Precisamos discutir os mecanismos de reajustes do Piso, mas não neste momento. Por isso peço que a presidência da Casa retire o PL 3776 de pauta, para que possamos ter o tempo de discutir o melhor para os educadores”, disse.

Confira o discurso na íntegra.

 

Volney Albano

Assessoria de Imprensa

Deputada Federal Professora Rosa Neide (PT-MT)

Tags:
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Vamos conversar?