Conecte-se Conosco

Rosa Neide participa de audiência na Comissão Externa do Senado sobre enfrentamento aos incêndios no Pantanal

Publicado

em

A deputada federal Professora Rosa Neide (PT) participou nesta sexta-feira (16) de reunião da Comissão Externa encarregada de acompanhar as ações de enfrentamento aos incêndios no Pantanal. A reunião presidida pelo coordenador da comissão, senador Wellington Fagundes (PL-MT) contou com participação de autoridades do Ministério Público.

Professora Rosa Neide que coordena na Câmara dos Deputados, Comissão Externa destinada a acompanhar e promover estratégia nacional para enfrentar as queimadas em biomas brasileiros informou que o colegiado já realizou 10 audiências.

“Nesse primeiro momento fizemos audiências com pesquisadores, movimentos sociais, povos indígenas, quilombolas, o setor do turismo e da pecuária. Vamos fazer o relatório e na sequência avaliaremos as queimadas nos demais biomas”, disse.

A petista disse ainda que os biomas são integrados e que as mudanças climáticas e o desmatamento na Amazônia, agravaram a situação de seca no Pantanal, que potencializaram os maiores incêndios da história do bioma. “Nas audiências com pesquisadores, representantes de povos originários e tradicionais também pudemos constatar que o desmatamento das nascentes dos de rios que nascem no planalto, como o rio Paraguai para plantio de monoculturas tem agravado a degradação do bioma”.

A parlamentar citou que a Comissão trabalhará pela atualização da legislação relacionada ao bioma, com foco na ciência, para evitar que os incêndios se repitam, bem como buscar a responsabilização das pessoas que colocaram fogo no Pantanal.

Volney Albano

Assessoria de Imprensa

Deputado Federal Professora Rosa Neide (PT-MT)

Tags:
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Vamos conversar?