fbpx
Conecte-se Conosco

Rosa Neide participa do segundo seminário preparatório ao Encontro do setorial da Educação do PT-MT

Publicado

em

A deputada federal Professora Rosa Neide (PT) participou nesta segunda-feira (05), do segundo seminário preparatório ao Encontro Estadual do Setorial da Educação do PT em Mato Grosso (CAED PT-MT). A atividade reuniu cinco palestrantes e contou com participação de 100 pessoas.

Ao saudar os participantes do evento, Professora Rosa Neide destacou importância dos educadores e educadoras petistas estarem reunidos/as e mobilizados/as, na luta contra os desmandos do governo Bolsonaro. “Nesse momento difícil da pandemia de Covid-19, e de desmonte da escola pública, a CAED precisa estar fortalecida e propositiva, visando à resistência do ensino público e a luta para derrotar esse desgoverno e reconstruirmos o País”, disse.

Em sua exposição, o presidente interino do PT-MT e coordenador estadual da CAED, Henrique Lopes, fez uma citação das últimas pesquisas nacionais, que apontam a liderança do ex-presidente Lula para as eleições de 2022. “Os últimos levantamentos mostram o crescimento do companheiro Lula e o colocam como único capaz de derrotar Bolsonaro”, disse.

Henrique ainda fez um balanço dos ataques desferidos pelo governador Mauro Mendes (DEM) contra a educação estadual. “Listei pelo menos 32 maldades, entre elas o arrocho salarial, fechamento de escolas, ataques: à gestão democrática, aos professores interinos, a lei 510/2014, confisco das aposentadorias dos educadores, entre outras”.

O professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus de Barra do Garças, Odorico Cardoso (Kiko), fez um balanço do eixo educação, do Plano Nacional de Reconstrução do Brasil, lançado pelo partido em setembro de 2020.

Em sua apresentação, o professor da UFMT, campus Cuiabá, José Jaconias da Silva falou sobre o desmonte promovido pela operação Lava Jato na Petrobrás, com o intuito de alienar o petróleo brasileiro ao interesse do capital financeiro internacional. Ele citou que antes da Lava Jato, a Petrobrás era a empresa que mais investia no desenvolvimento nacional. “O investimento estatal é vital para o crescimento sustentável de qualquer País. Atacaram a Petrobrás por ela ser nossa principal fonte de investimento. O Golpe contra Dilma e Lula nasce da necessidade de destruirem o curso do crescimento com distribuição de renda, que nosso País vinha trilhando nos nossos governos”, disse.

Também palestrante no evento, o professor da UFMT, campus Cuiabá, Marcos Caron fez um balanço amplo das ações dos governos Lula e Dilma. Citou as contradições vivenciadas pelos 13 anos de governo. “O PT nunca teve poder de fato. Tivemos governos que fizeram as maiores transformações positivas na vida da maioria do povo, mas não tínhamos maioria no Congresso e tínhamos forte oposição do Judiciário, da Mídia e das Forças Armadas. Opositores que forjaram o Golpe que derrubou Dilma e prendeu Lula, promovendo a ascensão do bolsonarismo obscurantista e fascista”, disse.

Por fim, o professor da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), campus de Cáceres, Domingos Sávio, fez uma análise dos ataques promovidos pelo governo Bolsonaro contra as Universidades Públicas. Domingos citou o ataque articulado do governo contra a autonomia universitária, a liberdade de cátedra e o financiamento das universidades. Ele destacou que o governo Mauro Mendes promove as mesmas ações de desmonte contra a UNEMAT.

Próximo encontro

Integrante da CAED nacional, o professor e ex-deputado federal Carlos Abicalil citou que não há na história do PT, um setorial mais contínuo que o da Educação. Ele destacou que na próxima segunda-feira (12), haverá o terceiro e último seminário preparatório ao Encontro Estadual.

“Vamos trabalhar ação partidária interna e ação junto aos movimentos sociais e junto aos mandatos petistas”, afirmou Abicalil. O ex-deputado elogiou as apresentações feitas neste segundo seminário. “O debate de hoje e as apresentações são de nível nacional. Falo isso com orgulho, porque Mato Grosso produziu conteúdo para muitas das políticas públicas de educação implementadas pelos governos Lula e Dilma”, afirmou.

As palestras e os debates desta segunda-feira foram mediados pela professora da rede pública básica de Cuiabá, Maria Luiza.

Volney Albano

Assessoria de Imprensa

Deputada Federal Professora Rosa Neide (PT-MT)

Tags:
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Vamos conversar?