Conecte-se Conosco

Rosa Neide profere palestra sobre Educação na UNEMAT de Tangará da Serra

Publicado

em

A deputada federal Professora Rosa Neide (PT) ministrou a palestra de encerramento do XIII Simpósio de Língua e Literatura (SILLMAT), na sexta-feira (20), no campus da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), em Tangará da Serra.

A parlamentar tratou em sua fala da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresentada pelo desgoverno Bolsonaro. Segundo ela, a proposta é limitadora de ações pedagógicas e dificulta inovações para as licenciaturas porque exclui temas sociais importantes. “A proposta também não considerou, em sua formulação, a opinião dos profissionais da educação e as comunidades escolares”, disse.

Os questionamentos e as críticas feitas por Rosa Neide mencionaram também a ausência na BNCC de concursos públicos e melhorias nas condições de trabalho, saúde e piso salarial nacional. “Todas estas ações fazem parte de políticas estruturantes para a valorização das carreiras de licenciaturas e demais atividades educacionais”, afirmou.

Conforme Rosa Neide, o caminho para leis de qualidade deve ser refletido com base na realidade, colocando o conhecimento como política de Estado e, com isso, a Educação Pública como um dos eixos do desenvolvimento do país. A petista colocou seu mandato à disposição da comunidade acadêmica para aprofundar o debate de leis e também auxiliar no fomento da pesquisa e inovação.

“As Instituições de Ensino Superior são vocacionadas para questionamentos da realidade e não se pode permitir que a cultura do medo imposta pela atual direção do Ministério da Educação (MEC) entre nas salas de aula e laboratórios”, asseverou.

Assessoria de Imprensa

Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Vamos conversar?