Conecte-se Conosco

Rosa Neide profere palestra no 29º Encontro Nacional dos Conselhos Municipais de Educação

Publicado

em

A deputada Professora Rosa Neide (PT-MT) participou na segunda-feira (4), em Aracaju-SE, do XXIX Encontro Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, organizado pela União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME). Na ocasião, a parlamentar abordou o Sistema Nacional de Educação (SNE) e tratou do PLP 216/19 que institui o SNE e fixa normas da cooperação federativa entre a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios para garantir a educação como direito social, e para cumprir disposto no Plano Nacional de Educação (PNE) e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

“Um dos aspectos centrais para a instituição do SNE, diz respeito ao esforço do papel da União na responsabilidade solidária frente às obrigações do Estado brasileiro diante do direito dos cidadãos, conforme ensinou o professor Carlos Augusto Abicalil”, afirmou. A parlamentar também explicou que incorporou diversos pontos dos conteúdos apresentados pelo ex-deputado Ságuas Moraes (PT-MT) no (PLP 413/14), junto com as elaborações da Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (SASE) e com o apoio de especialistas da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme) e do Fórum Nacional de Educação (FNE), de 2016.

Ainda em sua fala, Rosa Neide alertou a necessidade da organização do SNE. “É necessário que exista instâncias interfederativas, espaço de coordenação normativa entre conselhos de educação, um Fórum Nacional de Educação, plural e democrático, as conferências nacionais de educação, o Fórum permanente de valorização dos profissionais de educação, reforçando um modelo de financiamento ancorado na concepção do Custo Aluno Qualidade (CAQ)”, disse.

Assessoria de imprensa 

Fotos: Layla Andrade 

Tags:, , , , , , , , , , , ,
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Vamos conversar?