Conecte-se Conosco

Rosa Neide promove palestra sobre formação dos Profissionais da Educação

Publicado

em

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou na quarta-feira (10), o terceiro ciclo de palestras, a Formação Inicial e Continuada dos Profissionais da Educação. O palestrante foi o professor doutor Luiz Henrique Dourado. A atividade foi requerida pela deputada federal Professora Rosa Neide (PT).

“Discutir políticas públicas de educação que garantam a formação dos profissionais da Educação em conjunto com carreira digna, salário justo e condições de trabalho é fundamental para alcançarmos ensino de qualidade em nosso País”, disse Rosa Neide.

De acordo com o professor Dourado, debater formação inicial e continuada dos educadores é um tema muito relevante, tendo em vista que se trata de uma categoria com mais de 3 milhões de pessoas, que ministram aulas a mais de 50 milhões.

Ele citou que na discussão sobre as concepções da Formação dos Educadores, prevista no Plano Nacional de Educação (PNE), é preciso garantir princípios constitucionais como o pluralismo de ideias, respeito e valorização a diversidade étnico-racial do País e a valorização dos profissionais.

Professor Dourado lamentou que desde a ascensão de Temer à presidência da República no Golpe de 2016, continuando com o governo Bolsonaro, as 20 metas do PNE e as Diretrizes Nacionais Curriculares não estejam sendo implementadas.

“É lamentável, pois a meta 20 do PNE estabelece a aplicação de 10% do PIB em Educação até 2024. Mas a partir de 2016 essa Casa de Leis aprovou a Emenda do teto de gastos que cortou os investimentos na Educação, o atual governo já promoveu cortes no orçamento do MEC. Portanto, sem o financiamento adequado não há como promover formação nem melhoria da Educação”, destacou Luiz Dourado.

A realização da palestra foi uma iniciativa da deputada, que é membro titular da Comissão de Educação em parceria com a Frente Parlamentar em Defesa da Escola Pública e em Respeito ao Profissional da Educação, da qual Rosa Neide é coordenadora.

Assessoria de Imprensa

Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Vamos conversar?