Conecte-se Conosco

Rosa Neide promove reunião para debater atendimento e prevenção da covid-19 junto aos indígenas Xavante

Publicado

em

 

A deputada federal Professora Rosa Neide (PT) promoveu na segunda-feira (22), reunião virtual para debater os impactos da pandemia de Covid-19 na população indígena Xavante, da região leste de Mato Grosso. Participaram da reunião o prefeito de Barra do Garças, Roberto Farias; o prefeito de Campinápolis, Jeovan Faria; o deputado federal Neri Geller; o senador Carlos Fávaro; o procurador da República, Everton Pereira; a professora da UFMT, campus Barra do Garças, Rosaline Rocha Lunardi; e demais autoridades locais e do Estado.

Na ocasião, foi debatida as dificuldades da saúde indígena na região, a importância de ampliação da estrutura de atendimento, construção de novos leitos de UTIs, aquisição de testes rápidos para as aldeias e a necessidade urgente de ampliação da estrutura hospitalar.

O prefeito Roberto Farias apresentou a proposta de construção de um Hospital de Campanha na cidade, que será montado com toda a equipe médica e demais profissionais e terá capacidade de trinta leitos, sendo dez UTIs. O funcionamento desse Hospital deverá ter a duração de seis meses.

O procurador da República, Everton Pereira, destacou que é preciso implementar barreiras sanitárias, como medida de urgência para o controle da disseminação do vírus nas aldeias tendo os agentes da Funai na atuação diária, com poder de Polícia para prender veículos e aplicar multas, em caso de infração.

Por sua vez, a professora da UFMT, Rosaline Rocha Lunardi citou que a Universidade possui laboratórios que podem ser utilizados para realizar os testes de covid-19 na população indígena e em todo povo da região. Essa ação pode ajudar a desafogar o Laboratório Central do Estado (LACEN).

Autora do PL 1142, aprovado no Congresso, que propõe o Plano Emergencial de enfretamento ao coronavírus entre os povos indígenas, Rosa Neide destacou que todos e todas devem se mobilizar pela sanção presidencial do Projeto. Ela citou ainda que junto com Neri Geller e Carlos Fávaro, apresentará com urgência às demandas da região ao Ministério da Saúde, a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) e a Funai, no sentido de viabilizar recursos financeiros para o atendimento emergencial à saúde do povo Xavante.

Também participaram da reunião, a defensora pública estadual, Lindalva Fátima Ramos; o defensor público federal, Matheus Figueiredo; o presidente do Conselho Nacional de Direitos Humanos, Renan Sotto Mayor; o professor da UFMT, Odorico Ferreira Cardoso (Kiko); a secretária executiva de Estado de Saúde, Danielle Pedroso Dias Carmona; e o representante do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), Sebastião Carlos Moreira.

Assessoria de Imprensa

Tags:
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Vamos conversar?