fbpx
Conecte-se Conosco

Rosa Neide questiona Paulo Guedes sobre a insistência em querer transferir recursos da educação pública para o ensino privado

Publicado

em

Deputada interpelou o ministro em audiência na Comissão de Educação da Câmara

A deputada federal Professora Rosa Neide (PT) questionou nesta terça-feira (01), o ministro da Economia, Paulo Guedes, sobre a insistência do governo federal em querer transferir recursos da educação pública para a iniciativa privada. A parlamentar se referia a intenção do governo em ofertar vouchers para as famílias matricularem seus filhos em escolas privadas. “Para que essa cobiça dos recursos públicos para a iniciativa privada?” questionou.

“Tive a oportunidade de ver no Chile os vouchers. Algumas escolas que tinha fama de boa escola enchiam de alunos e assim destruíam outras. Não tem organização na matrícula, não tem planejamento. Por que voucher se temos escola pública que pode ser qualificada cada vez mais para atender nossos estudantes?” perguntou.

Aliada a tentativa de drenar verbas da educação pública para grupos privados, o governo federal tem promovido constantes cortes no orçamento do ensino público.

Na audiência a deputada criticou os cortes no orçamento das Universidades e Institutos Federais. “Precisamos fortalecer o desenvolvimento tecnológico e a pesquisa para superação da pandemia e nesse momento temos visto cada vez mais inações e cortes”, afirmou.

Ela também criticou o atual ministro da Educação, Milton Ribeiro e os antecessores. De acordo com a deputada, nenhum dos ministros da Educação lutaram pela recomposição do orçamento do MEC. “Na prática o ministro da Educação é o senhor (Paulo Guedes) e que por isso o Ministério está paralisado”, criticou.

Rosa Neide cobrou o governo sobre a ausência de coordenação na gestão da pandemia. ‘Não há por parte do MEC e do governo nesse momento gravíssimo da pandemia, coordenação das discussões sobre volta as aulas. O governo ainda vetou nosso PL (3477), que destina recursos para garantir internet e equipamentos para aulas remotas. Vamos lutar para derrubar o veto’, afirmou.

Confira na íntegra os questionamentos feitos pela deputada ao ministro Paulo Guedes

Volney Albano

Assessoria de Imprensa

Deputada Federal Professora Rosa Neide (PT-MT)

Tags:
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Vamos conversar?