fbpx
Conecte-se Conosco

Rosa Neide questiona presidente do INEP sobre desmonte no órgão – servidores ligados ao ENEM pediram exoneração

Publicado

em

Em audiência na Comissão de Educação nesta quarta-feira (10), a deputada federal Professora Rosa Neide (PT), titular do colegiado, questionou o presidente do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), Danilo Dupas Ribeiro, sobre o processo de desmonte do órgão. Recentemente 33 servidores efetivos do órgão, sendo 26 responsáveis pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) pediram exoneração alegando fragilidade técnica e administrativa da atual gestão máxima do INEP.

A parlamentar afirmou que falta ética na relação dos dirigentes do órgão com os servidores efetivos, pesquisadores e estudantes do País. “Nos 84 anos do INEP nunca vimos acontecer o que estamos vendo agora”, afirmou. Ela criticou a agenda conservadora do presidente Bolsonaro e a política econômica ultraliberal comandada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, que tem promovido desmonte no Instituto.

Professora Rosa Neide denunciou conflito de interesses, pois tanto Dupas, quanto dirigentes do INEP ligados a ele e ao ministro da Educação, Milton Ribeiro, são da iniciativa privada, com forte atuação nos grupos educacionais: Mackenzie e Kroton.

“O senhor se sente seguro em continuar conduzindo o INEP com essa orientação meramente ideológica de direita, aplicando uma política de desmonte. O que vocês querem é privatizar o INEP? Privatizar a pesquisa educacional no Brasil?”, questionou.

Confira abaixo o discurso da deputada na íntegra.

Volney Albano

Assessoria de Imprensa

Deputada Federal Professora Rosa Neide (PT-MT)

Tags:
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Vamos conversar?