fbpx
Conecte-se Conosco

Rosa Neide recebe comenda pelo apoio à carreira de Advogado da União

Publicado

em

A deputada federal Professora Rosa Neide (PT) recebeu nesta terça-feira (26), a Comenda Saulo Ramos, concedida pela Associação Nacional dos Advogados da União (ANAUNI), pelo compromisso da parlamentar com o Estado Democrático de Direito e pela defesa da carreira da advocacia pública. A entrega foi feita pelo procurador-chefe da União em Mato Grosso, Amaury Reis e pelo advogado da União, Alexandre Murata. A audiência ocorreu no escritório parlamentar, em Cuiabá.

Eles agradeceram à deputada pelo apoio que seu mandato vem empenhando à causa dos advogados públicos e disseram que a AGU está de portas abertas para seguirem trabalhando em parceria.

Professora Rosa Neide agradeceu à honraria e destacou que é seu dever, como deputada, defender o fortalecimento das Instituições Públicas. “É a AGU que defende o patrimônio da União, bem como as demandas da União junto ao Poder Judiciário”, disse.

A petista citou que em Mato Grosso, a ‘AGU tem feito um trabalho muito importante no que se refere a retomada de terras da União para fins de reforma agrária’. O advogado Alexandre Murata citou que em 2020, a AGU conseguiu 13 sentenças favoráveis de antecipação de tutela para retomada de terras da União, que foram destinadas para fins de reforma agrária.

Rosa Neide citou que após a AGU cumprir com seu papel constitucional de retomada das terras públicas, a luta dela e dos Movimentos Sociais passa a ser para que o atual governo federal cumpra com seu papel de promover a reforma agrária.

“Meu mandato também continua à disposição da AGU em Mato Grosso, para seguirmos fortalecendo essa importante Instituição do País”, disse Rosa Neide.

Saulo Ramos

Criado em 2020 pela ANAUNI, a Comenda leva o nome do jurista Paulo Ramos, que é reconhecido como o mentor da Advocacia-Geral da União (AGU). Ramos atuou como Consultor-Geral da República, assessorando o Poder Executivo no processo Constituinte de 1988. Ele atuou para inscrição da nova Instituição, a AGU, no texto da Carta Magna que estava em construção naquele período.

“O Brasil, meu país, não tinha advogados que o defendessem no Judiciário” afirmou Saulo Ramos na obra: Código da Vida. Foi para defender a União, que surgiu a AGU e sua carreira de advogados públicos que contam com total apoio da deputada Rosa Neide.

Volney Albano

Assessoria de Imprensa

Deputada Federal Professora Rosa Neide (PT-MT)

Tags:
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Vamos conversar?