fbpx
Conecte-se Conosco

Rosa Neide reúne educadoras e ativistas para debater pobreza menstrual – deputada é relatora de PL sobre distribuição de absorventes

Publicado

em

A deputada federal Professora Rosa Neide (PT) se reuniu nesta segunda-feira (13) com a diretora de Escola da cidade de Camaçari (BA), Edicleia Pereira, com a jornalista Nana Queiroz e representantes de movimentos por igualdade de gênero e dignidade menstrual, para tratar sobre a construção do substitutivo ao Projeto de Lei (PL) 4968/2019, que institui o Programa de Fornecimento de Absorventes Higiênicos nas escolas públicas, que ofertam anos finais de ensino fundamental e ensino médio. O PL está sendo relatado por Rosa Neide.

Edicleia contou sua experiência na distribuição de absorventes para estudantes em situação de pobreza menstrual. “Desde 2013 faço esse trabalho de distribuição de absorventes para meninas na Escola. Primeiro com a arrecadação de absorventes entre professores e funcionários e agora com apoio do município. A falta de absorventes era um dos motivos de evasão escolar”, disse.

A jornalista falou sobre seu livro: Presos que menstruam. Ela citou sobre sua visita aos presídios femininos e as entrevistas feitas com as detentas que levaram a produção da obra. Nana citou as dificuldades das detentas para ter acesso a absorventes e itens básicos de higiene.

A representante do Conselho Nacional de Secretários de Estado de Educação (Consed), Nilce Costa, destacou que o PL relato por Rosa Neide será fundamental para combater a evasão escolar das meninas em período menstrual. Ela exaltou o trabalho inovador da professora Edicleia e citou que as coordenações das Escolas podem definir em diálogo com os/as professores/as às formas de distribuição dos absorventes.

Representante da área de adolescentes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Thaís Santos informou que quatro milhões de meninas no Brasil são privadas de pelo menos um item de higiene menstrual na escola. “Além de absorventes, tem escola que não tem banheiros, não tem pia, não tem sabonete”, disse.

Rosa Neide destacou que as experiências e os relatos da reunião contribuirão para confecção de seu substitutivo ao PL.

A reunião contou ainda com intervenções da representante da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), Quitéria Barros; da presidenta da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Rozana Barroso; da representante da agência da Organização das Nações Unidas (ONU), voltada para saúde sexual e reprodutiva, Gabriela Monteiro; da presidenta do Clube Guarulhos, grupo internacional de ativistas pela igualdade de gênero, Bianca Araújo; da consultora legislativa, Carolina Ribeiro; e da assessora parlamentar da Secretaria da Mulher da Câmara, Iara Cordero.

Volney Albano

Assessoria de Imprensa

Deputada Federal Professora Rosa Neide (PT-MT)

Tags:
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Vamos conversar?