Conecte-se Conosco

Rosa Neide se reúne com governador e secretário nacional para definir ações de atendimento aos indígenas do Araguaia de MT

Publicado

em

Dando continuidade à busca de atendimento efetivo aos povos indígenas, que estão sofrendo com a Covid-19 na região Araguaia, em Mato Grosso, a deputada federal Professora Rosa Neide (PT) participou nesta quinta-feira (16), de reunião com o governador Mauro Mendes (DEM); o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo; o secretário Especial de Saúde Indígena (SESAI) do Ministério da Saúde (MS), Robson Santos e o deputado Neri Geller (PP). O encontro ocorreu no Palácio Paiaguás, em Cuiabá.

Na reunião foi decidido que Figueiredo e Santos se deslocarão ainda nesta terça-feira para a região, onde se reunirão com os prefeitos de Barra do Garças, Campinápolis, Canarana, Água Boa e Confresa, e com os representantes dos Distrito Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) para estabelecerem o protocolo de atendimento aos povos.

Entre as ações que o secretário da SESAI garantiu que serão realizadas estão barreiras sanitárias para impedir o acesso de estranhos às Terras Indígenas e ao Parque Nacional do Xingu; abastecimento de insumos aos hospitais; ampliação de leitos; entre outras.

Rosa Neide lamentou que somente agora, após o registro de 50 óbitos, em sua maioria xavante, e da confirmação de dezenas de contaminados, que a SESAI venha ao Estado construir ações efetivas de prevenção e tratamento. “A Saúde no Brasil possui gestão tripartite: União, Estados e municípios. Os três entes vão se reunir agora para definir ações, que já deveriam ter sido estabelecidas antes da pandemia atingir os povos indígenas”, lamentou.

“O Ministério da Saúde deveria ter estabelecido um protocolo nacional para prevenção do contágio da covid-19. Lamentavelmente o governo federal não se preparou para minimizar os efeitos da pandemia em nosso país. Porém, ainda que tarde, se conseguirmos evitar mais mortes entre os indígenas teremos cumprido com nossa parte”, finalizou Rosa Neide.

Volney Albano

Assessoria de Imprensa

Deputada Federal Professora Rosa Neide (PT-MT)

Tags:
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Vamos conversar?